Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

Ilhabela é a única cidade do litoral norte que não registrou crescimento dos casos de coronavírus

Em apenas uma semana os casos confirmados de Covid-19 cresceram 127% na região

Comentar
Compartilhar
25 ABR 2020Por Da Reportagem11h35

Ilhabela virou uma exceção no Litoral Norte, ao ser a única cidade da região que não registrou aumento no número de casos de Coronavírus na última semana, período em que houve um aumento de 127% de casos, segundo boletins divulgados pelas prefeituras.

Até está sexta-feira (24), no Litoral Norte haviam 84 casos confirmados da doença, que representou o aumento de 127%, uma vez que até o dia 17 de abril eram 37. Até essa data, também foram confirmados cinco óbitos e 20 pacientes internados com suspeita. 

Ilhabela manteve os três casos confirmados e tem três pessoas aguardando os resultados de exames. O arquipélago não tem pacientes com suspeita de Covid-19 internados. O Município mantém o mesmo número de casos confirmados desde 10 de abril. Ilhabela não teve óbito registrado.

Outra boa notícia sobre Ilhabela foi divulgada na quinta-feira (23), quando a prefeitura informou que os três pacientes da cidade que tiveram exames positivos para Coronavírus estão recuperados e fora do período de transmissibilidade da doença, que pode ocorrer até 14 dias após o aparecimento de sintomas.
 
A Prefeitura de Ilhabela acredita que o sucesso nos esforços voltados ao combate à pandemia do Covid-19, teve como principal medida o decreto de restrição à balsa e o apoio da administração ao isolamento social. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março. “Os números confirmam que a restrição na balsa tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município”, afirmou a prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha.

Além de não ter apresentado crescimento no número de casos confirmados, Ilhabela foi o município que mais testou casos suspeitos e todos com sintomas, inclusive os parentes dos confirmados. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (24), o arquipélago realizou 291 coletas para exames de Covid-19, sendo que 206 foram descartados e há 3 aguardando resultado.
 
Restrição

Ilhabela tem dado atenção especial ao controle de acesso à travessia para evitar o acesso de não moradores, desde o anúncio de quarentena determinada em decreto, que estabeleceu, a partir do dia 21 de março, a necessidade de solicitação de autorização de entrada no município, pelo site travessia.ilhabela.sp.gov.br.

De acordo com decreto municipal, pessoas que não residam na cidade ou não realizem serviços essenciais, como saúde, segurança, entre outros, estão proibidas de entrar na cidade. “Estamos tomando as medidas necessárias para proteger a nossa população. Decretamos Estado de Calamidade e seguimos a quarentena do Governo Estadual”. Afirmou a prefeita Gracinha.

O secretário de Saúde, Gustavo Barboni, destacou o resultado. “Com a restrição, conseguimos interferir na propagação do vírus, na cidade. Sair e entrar no município representa um risco muito grande. A população precisa continuar entendendo que a quarentena e essa restrição são de extrema importância para todos. Pedimos que os turistas também entendam esse momento e fiquem em casa”.