Escolas de Caraguatatuba ocupam primeiras posições do IDEB 2019 em ranking do Litoral Norte

No Ensino Fundamental I (até 5º ano), entre as 10 primeiras colocadas, seis são escolas de Caraguatatuba

Comentar
Compartilhar
22 SET 2020Por Da Reportagem06h56
EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues é a primeira do ranking do Litoral NorteFoto: Reprodução

Após a divulgação dos dados do IDEB 2019, com o índice dos municípios, também está disponível a classificação individual de cada unidade escolar. Num ranking entre as quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), as escolas da rede municipal de Caraguatatuba obtiveram os melhores índices. No Ensino Fundamental I (até 5º ano), entre as 10 primeiras colocadas, seis são escolas de Caraguatatuba, inclusive, as duas primeiras do ranking.

Localizada no bairro Indaiá, a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues é a primeira do ranking do Litoral Norte com nota 7,7; seguida pela EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras, que obteve a nota 7,6. A unidade é única do Litoral Norte a oferecer ensino bilíngue para surdos (tabela 1).

Entre as mais bem avaliadas no Ensino Fundamental II (até 9º ano) também estão seis escolas da rede municipal de Caraguatatuba, com destaque para a EMEF Maria Moraes, no bairro Gaivotas que obteve nota 6.2; e EMEF Antonio de Freitas Avelar, no Estrela D´alva, com nota 6.0, em segundo e terceiro lugar respectivamente (tabela 2).

O IDEB avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comenta que os resultados são reflexos do plano pedagógico desenvolvido no município e parabeniza o trabalho e desempenho de todos os envolvidos da rede municipal de ensino.