Litoral Norte

Escolas de Caraguatatuba ocupam primeiras posições do IDEB 2019 em ranking do Litoral Norte

No Ensino Fundamental I (até 5º ano), entre as 10 primeiras colocadas, seis são escolas de Caraguatatuba

Da Reportagem

Publicado em 22/09/2020 às 06:56

Atualizado em 22/09/2020 às 17:09

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EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues é a primeira do ranking do Litoral Norte / Reprodução

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Após a divulgação dos dados do IDEB 2019, com o índice dos municípios, também está disponível a classificação individual de cada unidade escolar. Num ranking entre as quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), as escolas da rede municipal de Caraguatatuba obtiveram os melhores índices. No Ensino Fundamental I (até 5º ano), entre as 10 primeiras colocadas, seis são escolas de Caraguatatuba, inclusive, as duas primeiras do ranking.

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Localizada no bairro Indaiá, a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues é a primeira do ranking do Litoral Norte com nota 7,7; seguida pela EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras, que obteve a nota 7,6. A unidade é única do Litoral Norte a oferecer ensino bilíngue para surdos (tabela 1).

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Entre as mais bem avaliadas no Ensino Fundamental II (até 9º ano) também estão seis escolas da rede municipal de Caraguatatuba, com destaque para a EMEF Maria Moraes, no bairro Gaivotas que obteve nota 6.2; e EMEF Antonio de Freitas Avelar, no Estrela D´alva, com nota 6.0, em segundo e terceiro lugar respectivamente (tabela 2).

O IDEB avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

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A secretária de Educação, Márcia Paiva, comenta que os resultados são reflexos do plano pedagógico desenvolvido no município e parabeniza o trabalho e desempenho de todos os envolvidos da rede municipal de ensino.

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