Casos de afogamento aumentam 390% no Litoral Norte durante feriadão

Ubatuba foi a cidade com maior número e único óbito registrado

Comentar
Compartilhar
08 SET 2020Por Mara Cirino15h29
Praias do Litoral Norte ficaram lotadas durante o feriadãoFoto: GBMar

Levantamento do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) apontam que houve um crescimento de cerca de 390% de casos de afogamentos durante o feriado prolongado do Dia da Independência no Litoral Norte Paulista.

Foram 29 pessoas salvas entre os dias 5 e 7 de setembro. No ano passado, foram seis casos em dois dias (7 e 8 de setembro).

A maior incidência foi observada em Ubatuba, com 18 registros do total de casos, sendo que o dia mais crítico foi no domingo, com 12 resgates. Em São Sebastião, os bombeiros marítimos resgataram 10 pessoas somente no domingo.

Em Ubatuba também foi registrado o único óbito no Litoral Norte, ocorrido também no domingo, na Praia do Félix, lado sul, quando o turista paulistano, de 25 anos, que não sabia nadar, foi carregado pelas ondas.

Segundo o GBMar, C.S.L. curtia a praia com um amigo quando os dois foram atingidos por uma onda e ele foi levado pela correnteza.

 

Ele chegou a ser retirado da água por banhistas já inconsciente, foi socorrido pela viatura do SAMU, mas chegou ao Pronto Socorro em óbito.

Já no sábado, o corpo de outro turista foi encontrado por pescadores na Ilha dos Gatos, na Costa Sul de São Sebastião. O jovem tinha 22 anos, era da capital paulista e havia desaparecido dia 30 de agosto quando nadava na Praia do Indaiá, em Bertioga, na Baixada Santista.

O comandante do GBMar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, conta que a corporação estava preparada para o atendimento nas praias das quatro cidades do Litoral Norte, atuando como se fosse Carnaval, com a colocação de seis embarcações fazendo prevenção e o dobro do efetivo para cobrir o maior número de banhistas.

“Deu certo, tivemos mais salvamentos e menos óbito, sem contar que este feriado foi uma prévia de como vai ser a temporada 2020/2021 para a gente”.

Dados da Rodovia dos Tamoios (SP-99), que liga o interior paulista com Caraguatatuba apontam que cerca de 80 mil veículos desceram para o litoral, o que equivale a cerca de 320 mil pessoas. Sem contar os que desceram pela Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) que liga Taubaté à Ubatuba e os que preferir ir pela Mogi/Bertioga (SP-98) que acessam a Costa Sul de São Sebastião onde ficam praias como Maresias, Barra do Sahy, Cambury, Camburizinho, Juquehy, entre outras.