SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Caraguatatuba pede apoio do Estado para evitar aglomerações no fim de semana

Motivo é aniversário de São José dos Campos e feriado prolongado na segunda-feira (27)

Comentar
Compartilhar
24 JUL 2020Por Mara Cirino08h08
Banhistas em uma das praias de CaraguatatubaFoto: DIVULGAÇÃO

Para evitar um grande fluxo de turistas e movimentação intensa de veranistas neste fim de semana, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, solicitou apoio ao governo do Estado para evitar aglomerações.

O motivo é feriado prolongado em função do aniversário de emancipação político-administrativa de São José Campos. Na segunda-feira (27) o município, maior da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, comemora 253 anos.

Há, ainda, uma preocupação com as férias de julho que já haviam sido solicitadas por muita gente bem antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pois muitas pessoas já tinham planejado antecipadamente suas férias de julho na região. A previsão de tempo também deve contribui porque as temperaturas podem ficar acima de 28 graus e não tem previsão de chuva.

No pedido, a administração pede apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Vigilância Sanitária do Estado. A ideia é que esses órgão trabalhem junto com a fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba, formada por fiscais de Posturas (Urbanismo), Fiscais do Comércio (Fazenda), Agentes de Saúde Pública (Saúde), Agentes de Trânsito (Mobilidade Urbana) e Agentes da Defesa Civil (Mobilidade Urbana).

 

Lotações nas praias e o chamado fluxo são os principais alvos dessas ações com vistas a conter as aglomerações. Para isso, todo o contingente de fiscais estará atuando no final de semana com carro som, faixas, viaturas e panfletos de orientação.

Somente no último final de semana, foram vistoriados cerca de 400 estabelecimentos. Houve 15 denúncias de perturbação de sossego que geraram sete autuações de 460 VRMs (Valor de Referência do Município) cada, o que equivale a R$ 1.642, 20 ou R$ 11.495,40 no total.

A equipe da Fiscalização de Postura identificou que nas tradicionais feiras livres e do Rolo quem mais estava sem máscara eram turistas. Foram identificadas 97 pessoas sem a máscara ou fazendo o uso incorreto. A maioria foi orientada a ir embora.

A movimentação de turistas e veranistas foi grande e dados da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba apontam que a ocupação foi de 30,49% no último final de semana.