Exposição, peças de teatro, cinema, oficinas, música e feira literária são algumas das atividades / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Semana Literária é uma boa opção cultural aos moradores e turistas em Itanhaém. O evento, que acontece entre os dias 3 e 10 de agosto, é promovido pela Academia Itanhaense de Letras (AIL). E chega a sua XI edição como um dos mais importantes eventos culturais da Cidade.
Em comemoração aos 28 anos de fundação da AIL, a programação inclui mais de 30 atividades gratuitas ao público, espalhadas pelos diversos espaços culturais de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
O objetivo é valorizar a cultura, incentivar a formação de leitores e o encontro de diferentes expressões artísticas. O evento vai reunir escritores, professores, artistas, músicos, contadores de histórias, companhias de teatro e cineastas, promovendo uma festa da palavra.
A presidente da Academia Itanhaense de Letras Elizabeth Bechir afirma que a Semana Literária é um evento muito importante para a comunidade, pois celebra e valoriza a literatura, incentiva a leitura, a escrita e o debate entre temas culturais e literários.
Continua depois da publicidade
“É uma excelente oportunidade para autores, estudantes e apaixonados pelo leitura se encontrarem, trocarem ideias e fortaleceram o interesse pela nossa cultura e pelas letras”, destaca.
“Além disso, eventos como esse ajudam a promover o talento local e a enriquecer o cenário cultural da nossa cidade. É realmente uma iniciativa que merece a participação de todos”, completa.
A abertura da XI Semana Literária começa no domingo (3), às 19 horas, com a Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro.
Continua depois da publicidade
Já na segunda-feira (4), às 19 horas, haverá a cerimônia de aniversário da AIL, na Associação Comercial de Itanhaém.
De 4 a 10 acontece uma exposição Foto-Literária, na Pinacoteca “Alfredo Volpi”, no Centro, realizada pela AIL e Cofit.
Haverá ainda espetáculos teatrais ao público. No domingo (3), às 16 horas, será a peça infantil “O menino e a cerejeira”. E na quinta-feira (7), às 20 horas, a peça “Dois Reis”, apresentados no Teatro Eva Wilma, no centro.
Continua depois da publicidade
Outra atração é o Festival de Cinema Literário, que acontece no sábado (9), no Teatro Eva Wilma. Serão apresentados os filmes “A Hora da Estrela”, às 18h30; “Sinhá Moça”, às 19 horas; e “Crime e Castigo” às 21 horas.
O público pode conferir também oficinas literárias com trovas, haicais, escrita criativa, poesia e roteiros animados, entre segunda-feira (4) e sábado (9), em vários locais. Com a participação de educadores e autores convidados – Maria Sueli Fonseca, Regina Alonso, Sílvia Forte de Almeida, Alê Camargo e outros.
Haverá ainda na sexta-feira (8), a partir das 10 horas, uma roda de conversa com a escritora Vanessa Ratton sobre leituras e experiências de escrita. E a partir das 14 horas, acontece um bate papo com a escritora, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim.
Continua depois da publicidade
No sábado (9) acontecem apresentações de dança com o grupo Alquimia. E ainda a apresentação do grupo “Seresteiros de Itanhaém” com músicas de serestas, às 20 horas, na Associação Comercial de Itanhaém.
Já o Coral “Vozes de Itanhaém” se apresenta no domingo (10), às 18 horas, no mesmo local.
Para encerrar a programação da Semana, está programada a Feira Literária de Itanhaém, no sábado (9) e no domingo (10), no horário das 13 às 20 horas, na Associação Comercial.
Continua depois da publicidade
Entre as atividades estão lançamento de livros, venda de obras, atrações musicais e encontro com os escritores. São 52 autores presentes no evento, com a participação especial da trovadora Carolina Ramos.
A realização da XI Semana Literária é da Academia Itanhaense de Letras. Tem o apoio da prefeitura de Itanhaém, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, além da Associação Comercial de Itanhaém, do Cofit e de parceiros locais.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Instagram @registrosail ou no telefone 13 99756.4091 com a presidente da AIL Elizabeth Bechir.
Continua depois da publicidade