Itanhaém

Tem dívidas com a Prefeitura de Itanhaém? Saiba como quitá-las

Certidão negativa de débitos pode ser retirada no Paço Municipal, enquanto solicitações sobre dívida ativa via email ou telefone

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2018 às 10:41

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Saiba como proceder em casos de dívida ativa e retirar certidão negativa de débitos / Divulgação/PMI

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Tenho parcelas de IPTU atrasadas, como faço para quitá-las? Esta é uma das questões que surgem quando o assunto é dívida com a Prefeitura, e os contribuintes muitas vezes ficam na dúvida de como resolver as parcelas em atraso. Desta forma, por meio de perguntas e respostas, listamos alguns exemplos para que a população possa saber como proceder nestes casos.

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Onde posso tirar Certidão Negativa de Débitos?

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As certidões devem ser solicitadas na área de atendimento ao contribuinte, no Paço Municipal Anchieta, na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (13) 3421-1600, nos ramais 1283, 1219 e 1639.

Em quanto tempo tenho o documento em mãos?

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É expedido em até 48 horas após o requerimento, se não tiver dívidas com a Prefeitura.

Qual o valor?

O valor da taxa do documento é de 15 Unidades Fiscais do Município (UFM).

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Tenho dívidas com o Município. Posso retirar a certidão?

Se a pessoa tiver dívidas, para gerar o documento será necessário pagá-las. Uma opção é renegociar os débitos, o que pode ser feito em até 60 meses na Dívida Ativa, com parcela mínima de 15 UFM.

Como sei se estou em dívida com o Município?

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A inscrição na Dívida Ativa se dá pelo atraso nos pagamentos destinados ao Município, como o IPTU, ISS, Programa de Contribuição de Melhorias (PCM), taxas de obras, multas de receitas, entre outros.

 Tenho parcelas em atraso. Como devo proceder?

O contribuinte deve procurar o Centro de Atendimento da Prefeitura, no Paço Municipal (Avenida Washington Luiz, 75, Centro, térreo), de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. A primeira parcela deverá ser paga no ato da renegociação do débito, juntamente com as custas judiciais, caso haja alguma.

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Se eu atrasar alguma parcela, o que acontece?

Caso ocorra três ou mais parcelas seguidas em atraso, o acordo será cancelado por descumprimento e encaminhado para a execução fiscal, que pode resultar em penhora on-line, novos ajuizamentos e prosseguimento da execução fiscal existente. Inclusive, nestes casos de bloqueio, o atendimento é feito apenas de forma presencial, nos horários em que o Paço se encontra aberto.

Não moro na Cidade. Para fazer a regularização das dívidas, preciso ir ao Paço Municipal ou tem algum outro caminho?

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O contribuinte poderá renegociar sua dívida por meio do telefone (13) 3513-0920, ou pelo endereço de e-mail [email protected], tendo suas dúvidas esclarecidas. O serviço, que é vinculado à Procuradoria Geral do Município, funciona de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas.

Após a renegociação via telefone, o munícipe receberá um e-mail com o termo de adesão, as custas do processo (se houver) e as instruções para o procedimento de pagamento e devolução. Posteriormente, com o processo correto, a Administração Municipal enviará o carnê para o pagamento dos débitos. É importante ressaltar que, em nenhuma parte do processo, haverá depósito ou transferência para qualquer conta.

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