Itanhaém

Tartaruga Gigante escolhe a praia de Suarão para pôr seus ovos

Segundo integrantes do Instituto Biopesca, os ovos poderão ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2021 às 09:30

Atualizado em 24/02/2021 às 13:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Dificilmente o animal escolhe as praias do Sudeste / Josy Inacio/PMI

Continua depois da publicidade

Exemplar de espécie rara, uma Tartaruga de Couro (Dermochelys coriácea), ou Tartaruga Gigante, escolheu a praia do Suarão, na noite desta sexta (19), para depositar seus ovos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Instituto Biopesca acompanhou de perto todo o procedimento e inclusive inseriu anilha numerada no animal. Os especialistas fizeram a captação de informações da tartaruga, que é adulta, pesa cerca de 300 quilos e seu casco mede cerca de 1,45m.

Continua depois da publicidade

Segundo a veterinária do Instituto, Vanessa Ribeiro, é um fato muito raro, já que esse animal dificilmente escolhe as praias do Sudeste para desovar. "Estamos acompanhando o animal há semanas. Já tínhamos avistado em Praia Grande e a gente sabia que ela estava procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades", relata.

O local com os ovos foi isolado e terá acompanhamento total. Segundo os integrantes do Instituto, os ovos poderão até mesmo ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir. A Guarda Civil Municipal acompanhou todo o processo e isolou o local, para evitar aproximação de curiosos.

Continua depois da publicidade

O Secretário de Meio Ambiente, César Ferreira, também acompanhou de perto a ação do Instituto Biopesca. "Assim que soubemos do fato já nos colocamos a disposição. Realmente é uma ocorrência rara e que merece especial atenção da nossa Secretaria", destacou.

O animal levou cerca de 3 horas entre a deposição dos ovos e a volta para o mar. Alguns moradores próximos acompanharam e torceram pelo retorno da tartaruga às águas.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software