Itanhaém

Semana do Patrimônio Cultural promete atrair bom público em Itanhaém

Este ano as atividades acontecem entre dias 15 e 23 deste mês, em diversos pontos de cultura da Cidade

Nayara Martins

Publicado em 16/08/2025 às 07:10

Atualizado em 16/08/2025 às 10:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Neste domingo, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural / Divulgação

Continua depois da publicidade

Com o tema “Memória Viva, identidade que resiste” a 5ª Semana do Patrimônio Cultural acontece entre os dias 15 e 23 deste mês, com diversas atividades culturais em Itanhaém. O objetivo é destacar a importância do patrimônio material e imaterial existente na região e sua importância na manutenção da identidade da comunidade. A realização é do instituto Preservar do município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste domingo, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.   

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de Minas tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade

• Semana do Patrimônio é boa opção cultural no litoral de SP

• Casa do Patrimônio da Baixada Santista se instala em prédio histórico de Santos

Entre as atrações do evento estão palestras, mesas de diálogos sobre história, patrimônio cultural, cultura caiçara e indígena, oficinas, exposições, documentários. Além de caminhadas e apresentações culturais nos nove dias do evento. A programação é aberta ao público. 

Na abertura do evento, na sexta-feira (15), houve a outorga da Comenda do Patrimônio Ernesto Zwarg Júnior às personalidades com trabalhos em prol do patrimônio da cidade: a anciã indígena Angelina Para Poty, o empresário e fotógrafo Sérgio Omuro, o ex-prefeito João Carrasco, a presidente da Academia Itanhaense de Letras Elizabeth Bechir e o ex-livreiro Eloi Marques, no auditório da Secretaria de Turismo de Itanhaém. 

Continua depois da publicidade

Neste sábado (16), a partir das 10 horas, haverá uma feira de artesanato sobre o patrimônio. A partir das 15 horas, acontece mesa de diálogo sobre os povos indígenas com a presença de lideranças e a apresentação do Mborai, o canto sagrado. 

E às 17 horas, será a mostra cultural criativa com diversas apresentações, como o grupo cultural de fandango do Rocio, de Iguape; o grupo Reisado de Itanhaém, a Banda Filhos do Soul e a Banda Pau a Pique. As atividades serão na Praça Narciso de Andrade, no centro.

Já no domingo (16), a partir das 16 horas, haverá a mostra cinematográfica com produções locais relacionadas ao patrimônio imaterial, no Teatro Eva Wilma, no centro.

Continua depois da publicidade

Na segunda (17), às 19h30, acontece a palestra sobre o “Patrimônio Religioso” com integrantes da Irmandade que vão contar a história do Convento e da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, na comunidade São Vicente de Paulo.

E na terça-feira (19), às 19 horas, será o lançamento do documentário “Ernesto Zwarg”, no Teatro Eva Wilma. O documentário vai mostrar a trajetória do ambientalista e suas ações pela preservação do meio ambiente no litoral sul.

Na quarta-feira (20), às 19 horas, haverá o lançamento do acervo audiovisual da Festa do Divino de Itanhaém. E o lançamento oficial da Rede pelo Patrimônio Imaterial da Baixada Santista (Repibs), na Secretaria de Turismo.

Continua depois da publicidade

Já na quinta-feira (21), às 14 horas, acontece o masterclass “Itanhaém em mapa e memória” aos alunos na Etec de Itanhaém. E às 19 horas, será a palestra “Patrimônio e Desenvolvimento Econômico”, com Kamilla Dourado e Liduína Lins, da CultSP Pro, na Associação Comercial de Itanhaém.          

Na sexta-feira (22) a partir das 13h30, acontecem diversas atividades, o monólogo teatral sobre Benedito Calixto com o artista Chico Forlenza. E a conferência “Patrimônio e Monumento: a identidade de um lugar”, com a professora e historiadora Fátima Cristina Pires. E o sarau literário da Academia Itanhaense de Letras, na EE Benedito Calixto.   

Às 19h30 haverá a abertura da exposição fotográfica “Identidade Itanhaém: retratos da história”, do Cofit, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, no centro.

Continua depois da publicidade

Projetos e música

No último dia do evento, sábado (23), às 10 horas, acontece um varal de fotografias pelo Cofit. E às 10h30 será uma conferência sobre projetos em desenvolvimento no Convento, com o arqueólogo Paulo Zanettini. 

Já às 13h30, uma oficina de argamassa com o Instituto Sarasá. E às 16h30 acontece uma conferência sobre “O livro de atas da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição”, com a professora Rosângela Aparecida da Conceição.   

Às 17h30 será a cantata coral da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. E às 18h30, a apresentação do grupo “Seresteiros de Itanhaém”. As atividades acontecem no Convento Nossa Senhora da Conceição, no centro histórico. 

Continua depois da publicidade

Este ano, a Semana do Patrimônio conta com a colaboração do programa CultSP Pro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo e o apoio da prefeitura de Itanhaém.  

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software