Neste domingo, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural / Divulgação
Continua depois da publicidade
Com o tema “Memória Viva, identidade que resiste” a 5ª Semana do Patrimônio Cultural acontece entre os dias 15 e 23 deste mês, com diversas atividades culturais em Itanhaém. O objetivo é destacar a importância do patrimônio material e imaterial existente na região e sua importância na manutenção da identidade da comunidade. A realização é do instituto Preservar do município.
Neste domingo, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Continua depois da publicidade
Entre as atrações do evento estão palestras, mesas de diálogos sobre história, patrimônio cultural, cultura caiçara e indígena, oficinas, exposições, documentários. Além de caminhadas e apresentações culturais nos nove dias do evento. A programação é aberta ao público.
Na abertura do evento, na sexta-feira (15), houve a outorga da Comenda do Patrimônio Ernesto Zwarg Júnior às personalidades com trabalhos em prol do patrimônio da cidade: a anciã indígena Angelina Para Poty, o empresário e fotógrafo Sérgio Omuro, o ex-prefeito João Carrasco, a presidente da Academia Itanhaense de Letras Elizabeth Bechir e o ex-livreiro Eloi Marques, no auditório da Secretaria de Turismo de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
Neste sábado (16), a partir das 10 horas, haverá uma feira de artesanato sobre o patrimônio. A partir das 15 horas, acontece mesa de diálogo sobre os povos indígenas com a presença de lideranças e a apresentação do Mborai, o canto sagrado.
E às 17 horas, será a mostra cultural criativa com diversas apresentações, como o grupo cultural de fandango do Rocio, de Iguape; o grupo Reisado de Itanhaém, a Banda Filhos do Soul e a Banda Pau a Pique. As atividades serão na Praça Narciso de Andrade, no centro.
Já no domingo (16), a partir das 16 horas, haverá a mostra cinematográfica com produções locais relacionadas ao patrimônio imaterial, no Teatro Eva Wilma, no centro.
Continua depois da publicidade
Na segunda (17), às 19h30, acontece a palestra sobre o “Patrimônio Religioso” com integrantes da Irmandade que vão contar a história do Convento e da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, na comunidade São Vicente de Paulo.
E na terça-feira (19), às 19 horas, será o lançamento do documentário “Ernesto Zwarg”, no Teatro Eva Wilma. O documentário vai mostrar a trajetória do ambientalista e suas ações pela preservação do meio ambiente no litoral sul.
Na quarta-feira (20), às 19 horas, haverá o lançamento do acervo audiovisual da Festa do Divino de Itanhaém. E o lançamento oficial da Rede pelo Patrimônio Imaterial da Baixada Santista (Repibs), na Secretaria de Turismo.
Continua depois da publicidade
Já na quinta-feira (21), às 14 horas, acontece o masterclass “Itanhaém em mapa e memória” aos alunos na Etec de Itanhaém. E às 19 horas, será a palestra “Patrimônio e Desenvolvimento Econômico”, com Kamilla Dourado e Liduína Lins, da CultSP Pro, na Associação Comercial de Itanhaém.
Na sexta-feira (22) a partir das 13h30, acontecem diversas atividades, o monólogo teatral sobre Benedito Calixto com o artista Chico Forlenza. E a conferência “Patrimônio e Monumento: a identidade de um lugar”, com a professora e historiadora Fátima Cristina Pires. E o sarau literário da Academia Itanhaense de Letras, na EE Benedito Calixto.
Às 19h30 haverá a abertura da exposição fotográfica “Identidade Itanhaém: retratos da história”, do Cofit, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, no centro.
Continua depois da publicidade
No último dia do evento, sábado (23), às 10 horas, acontece um varal de fotografias pelo Cofit. E às 10h30 será uma conferência sobre projetos em desenvolvimento no Convento, com o arqueólogo Paulo Zanettini.
Já às 13h30, uma oficina de argamassa com o Instituto Sarasá. E às 16h30 acontece uma conferência sobre “O livro de atas da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição”, com a professora Rosângela Aparecida da Conceição.
Às 17h30 será a cantata coral da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. E às 18h30, a apresentação do grupo “Seresteiros de Itanhaém”. As atividades acontecem no Convento Nossa Senhora da Conceição, no centro histórico.
Continua depois da publicidade
Este ano, a Semana do Patrimônio conta com a colaboração do programa CultSP Pro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo e o apoio da prefeitura de Itanhaém.