X

Itanhaém

Semana Benedicto Calixto em diferentes tons; atividades incluem exposições, painel e pintura

Diversos espaços culturais da Cidade servirão de palco para a programação especial em homenagem ao artista plástico, nascido e vivido em Itanhaém

Da Reportagem

Publicado em 16/10/2018 às 12:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O renomado artista plástico Benedicto Calixto de Jesus (1853-1927) já demonstrava na infância talento para o desenho e para a pintura / Divulgação/PMI

O renomado artista plástico Benedicto Calixto de Jesus (1853-1927) já demonstrava na infância talento para o desenho e para a pintura. Filho da segunda Cidade mais antiga do Brasil, o pintor viveu até a adolescência na antiga Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. E em comemoração à Semana Benedicto Calixto, de segunda-feira (15) a 31 deste mês, diferentes espaços culturais da Cidade servirão de palco para a programação especial em homenagem a Calixto, um pintor à beira-mar.

O cronograma iniciou na segunda (15), das 9 às 17 horas, com uma exposição de poemas produzidos por integrantes da Academia Itanhenses de Letras em alusão a um dos maiores artistas plásticos da história brasileira. A mostra acontece na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro Histórico, e segue até dia 31.

Também na Sala de Leitura Harry Forssell, até o dia 31, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, uma mostra de obras sacras em homenagem ao pintor que se inspirava também em arte religiosa para a produção de seus trabalhos está à disposição dos visitantes. O espaço fica na Avenida Condessa de Vimieiros, 1,131, no Centro.

A partir desta terça-feira (16), das 9 às 17 horas, a programação dará continuidade com mais uma exposição. Desta vez, as cartas de Calixto estarão em exibição no Museu Conceição de Itanhaém, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, até 31 deste mês, sempre de terça a domingo.

O painel ‘Calixto um Mar de Histórias’, com a participação de artistas, historiadores e professores da região, discutirá sobre as obras e a trajetória do pintor que tem suas expressões incorporadas nas técnicas pré-moderna, naturalista, realista e arte acadêmica e até hoje é referência no mundo das artes plásticas. O encontro, que terá como convidados os artistas plásticos Ademilson Passos, Fátima Cristina Pires, José Carlos Só, Marjori Medeiros e Ronaldo Lopes, será promovido na sexta-feira (19), das 19 às 21 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. 

No sábado (20) até o último dia do mês, outra importante mostra apresentará ao público um pouco das técnicas do artista plástico em quatro fases: paisagens marinhas, temas históricos, religiosos e retratos na exposição ‘Calixto em 4 atos’, que acontecerá na Pinacoteca Municipal, de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados a domingos, das 11 às 17 horas, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro. Ainda no mesmo dia, das 9 às 13h, no Centro Histórico, um coletivo de artistas plásticos da Cidade participará do projeto Pincéis em Movimento, produzindo obras ao ar livre.

E encerrando a programação, no dia 24, das 13h30 às 15h30, a Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, acontecerá o projeto Despertando Calixto que oferecerá várias experiências com as artes plásticas por meio de atividades recreativas. Pintura e desenhos vão compor o cronograma de ações para o público infantil. 

Confira o cronograma completo das atividades da Semana Benedicto Calixto:

Até dia 31 de outubro

Exposição de poesias – Academia Itanhaense de Letras

Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, Centro Histórico       

 

Até dia 31 de outubro

Exposição de Obras Sacras - Sala de Leitura Harry Forssell

Horário: das 9h às 17h, de segunda a sexta feira.  

Local: Sala de Leitura, na Av. Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro

 

De terça-feira (16) a 31 de outubro

Exposição de Cartas de Calixto

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h; fins de semana, das 11h às 17h

Local: Museu Conceição de Itanhaém, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico  

 

Sexta-feira (19)

Painel – Calixto um Mar de Histórias
Convidados: Ademilson Passos

Fátima Cristina Pires

José Carlos Só

Marjori Medeiros

Ronaldo Lopes

Mediador: Chrystina Magalhães Sacres

Horário: das 19h às 21h

Local: Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro Histórico       


Confira o currículo dos convidados:

Fátima Cristina Pires

Possui graduação em História pela Universidade Católica de Santos (2000), especialização em Patrimônio Cultural (UNISANTOS - 2003) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2009). Atualmente, é historiadora e chefe de serviço da Prefeitura Municipal e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e da União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa Ltdaa, além de pertencer ao corpo docente da Faculdade do Litoral Sul Paulista.

Marjori Medeiros

É especialista em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP), participou da criação do Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e da exposição permanente do Museu do Café, além de outras temporárias. Reorganizou a mostra de longa duração da Pinacoteca Benedicto Calixto e estruturou o acervo artístico da Câmara. Em 2010, Marjorie conquistou uma bolsa de estudos para o curso de Cooperación Territorial en Matéria de Cultura, em Madri (Espanha).

José Carlos Só

Escritor, pesquisador da história de Itanhaém e de Benedicto Calixto, é autor dos seguintes livros: Itanhaém: Frei Santa Mafalda: O herói esquecido de Itanhaém (2000), Anchieta e Itanhaém (2009), e Colapso Eecológico (2010).

Ronaldo Lopes

O artista plástico é responsável pelas esculturas do presépio de areia em Itanhaém e autor das estátuas ‘Zeca Poitena’, ‘Paulo Pica-Pau’ e ‘Harry Forssell’. Ele também participou do processo de restauração e manutenção de importantes monumentos culturais, como ‘Mulheres de Areia’ e ‘Cruzeiro’ (na subida do Convento Nossa Senhora da Conceição), além do busto e da placa de Martim Afonso de Sousa, painel histórico do Museu Conceição de Itanhaém e os retratos de ‘Benedicto Calixto’ e ‘Bernardino de Souza Pereira’. 

Chrystina Magalhães Sagres

Mestre em Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Chrystina possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), curso de extensão em Conselhos Escolares pela Universidade Federal de São Carlos (2013) e graduação em Letras – Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente, trabalha na assessora da coordenação do Ensino Fundamental da Prefeitura de Itanhaém e é professora na Faculdade de Itanhaém (FAITA).


De sábado (20) a 31 de outubro

Exposição “Calixto em 4 atos”  - Semana Benedicto Calixto

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h; fins de semana, das 11h às 17h

Local: Pinacoteca Municipal de Itanhaém, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro


Sábado (20)

Pincéis em Movimento

Horário: das 9h às 13h  
Local: Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico


24 de outubro

Despertando Calixto “oficinas de entretenimento”

Horário: das 13h30 às 15h30

Local: Coreto na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter