X

Itanhaém

Plataforma facilita busca por serviço em Itanhaém

Objetivo é auxiliar o contato entre munícipes e trabalhadores autônomos.

Nayara Martins

Publicado em 03/06/2019 às 07:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeito Marco Aurélio Gomes durante o lançamento da plataforma. / NAYARA MARTINS/DIÁRIO DO LITORAL

Mais uma ferramenta é oferecida para quem está buscando por prestador de serviço em Itanhaém. Trata-se da plataforma "Mãos à Obra", do programa Mais Oportunidades, lançada pela prefeitura do município, na última semana. É uma chance para o trabalhador autônomo oferecer o seu serviço aos munícipes e turistas. No lançamento participaram mais de 15 trabalhadores autônomos da cidade.

O sistema, criado pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, tem o objetivo de auxiliar o munícipe na busca por diversos prestadores de serviços, como jardineiro, encanador, pintor, pedreiro, eletricista, diarista, cozinheiro, azulejista, entre outros.

O prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes afirmou "esta é uma ferramenta que ampliará a oportunidade de trabalho dos profissionais de diversas áreas". E acrescentou ainda "em momentos de crise temos de usar a criatividade".

A secretária municipal de Relações do Trabalho, Mara Sanches Figueiredo, explicou "o programa foi criado por conta da demanda de muitas pessoas que procuravam a Secretaria para saber se poderiam indicar algum profissional. Assim surgiu a ideia do cadastro".

Ao fazer o cadastro, os prestadores devem assinar uma autorização para a divulgação do nome e telefone na plataforma e, assinam ainda, o compromisso dos serviços prestados, sem nenhum vínculo com a prefeitura.

"Aconselhamos, inclusive, para que as pessoas façam os orçamentos com os trabalhadores e peçam as referências diretamente com eles", esclareceu Mara.

Os dados estão disponibilizados no online.itanhaem.sp.gov.br/simpat/#dashboard. Ao acessar o portal é só clicar em "Li e aceito os termos e condições de uso das informações" e, em seguida, no ícone escrito "Aceito".

Após isso, uma página com o banco de dados abrirá para a pesquisa. O internauta pode buscar o tipo de serviço desejado clicando na seta sinalizada para baixo, ao lado de "Lista de atividade".

Na plataforma é possível encontrar diversos trabalhadores autônomos. O interessado pode escolher o tipo de serviço que deseja contratar. Basta clicar em uma das opções de profissão e em "buscar".

O internauta terá acesso a uma lista de nomes de vários profissionais na área escolhida, em seguida, é só clicar no ícone semelhante a um olho (na mesma direção do nome do profissional) e terá acesso aos dados do profissional com telefone, whatsapp e e-mail.

OPORTUNIDADE.

Na opinião do pedreiro Nilton Alves, 44 anos, o programa deve aumentar a procura por profissionais autônomos na área da construção civil.

"Acredito que haverá mais interesse pelos trabalhadores já cadastrados. As pessoas têm mais confiança em contratar quem já apresentou os documentos". Alves também presta serviço como telhador, pintor, encanador, eletricista e azulejista.

A diarista Marina Galvão, 38 anos, afirma que o programa irá facilitar o contato entre o contratante e o profissional. "Acho que será uma forma mais fácil e segura tanto para nós como para quem procura pelo serviço". Marina também é cozinheira e fornece refeições prontas para o consumo.

Interessados em fazer parte da tabela de profissionais autônomos devem procurar a secretaria de Relações do Trabalho para o cadastro. Pode ser feito por homens e mulheres a partir dos 18 anos.

É preciso levar os documentos RG, CPF, comprovante de residência e o MEI (caso tenha).

SERVIÇO.

A secretaria de Relações do Trabalho funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13h30 às 16h30. Está localizada na avenida Harry Forssell, 1505, no Jardim Sabaúna, junto ao Terminal Rodoviário de Itanhaém.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter