FEMINICIDIO

Plataforma facilita busca por serviço em Itanhaém

Objetivo é auxiliar o contato entre munícipes e trabalhadores autônomos.

Comentar
Compartilhar
03 JUN 2019Por Nayara Martins07h20
Prefeito Marco Aurélio Gomes durante o lançamento da plataforma.Foto: NAYARA MARTINS/DIÁRIO DO LITORAL

Mais uma ferramenta é oferecida para quem está buscando por prestador de serviço em Itanhaém. Trata-se da plataforma "Mãos à Obra", do programa Mais Oportunidades, lançada pela prefeitura do município, na última semana. É uma chance para o trabalhador autônomo oferecer o seu serviço aos munícipes e turistas. No lançamento participaram mais de 15 trabalhadores autônomos da cidade.

O sistema, criado pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, tem o objetivo de auxiliar o munícipe na busca por diversos prestadores de serviços, como jardineiro, encanador, pintor, pedreiro, eletricista, diarista, cozinheiro, azulejista, entre outros.

O prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes afirmou "esta é uma ferramenta que ampliará a oportunidade de trabalho dos profissionais de diversas áreas". E acrescentou ainda "em momentos de crise temos de usar a criatividade".

A secretária municipal de Relações do Trabalho, Mara Sanches Figueiredo, explicou "o programa foi criado por conta da demanda de muitas pessoas que procuravam a Secretaria para saber se poderiam indicar algum profissional. Assim surgiu a ideia do cadastro".

Ao fazer o cadastro, os prestadores devem assinar uma autorização para a divulgação do nome e telefone na plataforma e, assinam ainda, o compromisso dos serviços prestados, sem nenhum vínculo com a prefeitura.

"Aconselhamos, inclusive, para que as pessoas façam os orçamentos com os trabalhadores e peçam as referências diretamente com eles", esclareceu Mara.

Os dados estão disponibilizados no online.itanhaem.sp.gov.br/simpat/#dashboard. Ao acessar o portal é só clicar em "Li e aceito os termos e condições de uso das informações" e, em seguida, no ícone escrito "Aceito".

Após isso, uma página com o banco de dados abrirá para a pesquisa. O internauta pode buscar o tipo de serviço desejado clicando na seta sinalizada para baixo, ao lado de "Lista de atividade".

Na plataforma é possível encontrar diversos trabalhadores autônomos. O interessado pode escolher o tipo de serviço que deseja contratar. Basta clicar em uma das opções de profissão e em "buscar".

O internauta terá acesso a uma lista de nomes de vários profissionais na área escolhida, em seguida, é só clicar no ícone semelhante a um olho (na mesma direção do nome do profissional) e terá acesso aos dados do profissional com telefone, whatsapp e e-mail.

OPORTUNIDADE.

Na opinião do pedreiro Nilton Alves, 44 anos, o programa deve aumentar a procura por profissionais autônomos na área da construção civil.

"Acredito que haverá mais interesse pelos trabalhadores já cadastrados. As pessoas têm mais confiança em contratar quem já apresentou os documentos". Alves também presta serviço como telhador, pintor, encanador, eletricista e azulejista.

A diarista Marina Galvão, 38 anos, afirma que o programa irá facilitar o contato entre o contratante e o profissional. "Acho que será uma forma mais fácil e segura tanto para nós como para quem procura pelo serviço". Marina também é cozinheira e fornece refeições prontas para o consumo.

Interessados em fazer parte da tabela de profissionais autônomos devem procurar a secretaria de Relações do Trabalho para o cadastro. Pode ser feito por homens e mulheres a partir dos 18 anos.

É preciso levar os documentos RG, CPF, comprovante de residência e o MEI (caso tenha).

SERVIÇO.

A secretaria de Relações do Trabalho funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13h30 às 16h30. Está localizada na avenida Harry Forssell, 1505, no Jardim Sabaúna, junto ao Terminal Rodoviário de Itanhaém.

Colunas

Contraponto