X

Itanhaém

Pesquisadora destaca a cultura caiçara em Itanhaém

Maria Tereza Leal Diz, conhecida como Teté, defende o resgate dos costumes caiçaras na Cidade

Nayara Martins

Publicado em 22/04/2022 às 07:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De família caiçara, Maria Tereza Leal Diz, conhecida como Teté, destaca a importância das tradicionais festas religiosas realizadas em Itanhaém / Nayara Martins/DL

“Todos nós nascidos em Itanhaém somos caiçaras”. A afirmação é da pesquisadora e escritora Maria Tereza Leal Diz, mais conhecida como Teté, 73 anos, do município. Na sua opinião, hoje, a cultura caiçara é pouco representada na Cidade, já que a maioria deles foi morar no interior do município.

“Sabemos que o caiçara é o povo que mora na faixa litorânea, desde o sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do Paraná”, explica.

Natural de Itanhaém, Teté diz que nas décadas de 40 e 50, com o boom imobiliário, grandes empresários compraram as terras onde viviam os caiçaras e, inclusive, alguns chegaram a ser expulsos de suas terras e foram morar à beira dos rios.

“Um exemplo é a família que mora na Ilha do Bairro, também conhecida como “Ilha do Mauricinho”, no rio Preto, onde há um núcleo com maior representatividade de caiçaras e que ainda preservam os costumes”, salienta.

Ela lembra de alguns pescadores artesanais, que saem com os seus barcos de pesca e comercializam o pescado, na Praia dos Pescadores. Além de outras famílias caiçaras que mantêm a tradição e que moram em sítios, à beira dos rios.

“A cultura caiçara é muito rica, em Itanhaém, pois faço essa pesquisa há muitos anos. Na administração do ex-prefeito Orlando Bifulco, entre 2001 a 2004, como diretora de Cultura, desenvolvemos um projeto sobre a cultura caiçara, para mostrar as histórias, o modo de vida, as lendas e a culinária”.

Na época foi montada uma cozinha caiçara na casa de um morador, onde havia fogão a lenha e eram feitos os pratos típicos caiçaras como nas décadas de 40 e 50. As receitas eram preparadas por um grupo, à base de pratos com mariscos, peixes e frutos do mar. Todos os pratos foram registrados das comidas típicas caiçaras.

Outro projeto é o de um Centro de Tradições Caiçaras em Itanhaém. “O objetivo era resgatar as lendas, a culinária, as histórias e as danças típicas de comunidades caiçaras. Mas o projeto não se tornou realidade”, lamenta.

Na sua opinião, a Cidade deve se desenvolver de forma mais harmônica. “A Administração Municipal precisa cuidar das origens da população. É fundamental haver um resgate da cultura caiçara, que foram um dos primeiros habitantes na Cidade. Além de se preservar o patrimônio histórico”, completa.  

Festas tradicionais   

A pesquisadora destaca ainda a importância da preservação das festas tradicionais religiosas em Itanhaém.

“Nossa principal festa religiosa é a do Divino Espírito Santo. Além da fé no Divino Espírito Santo, ela reúne muitas famílias da Cidade, como também o Reisado de Itanhaém”. 

Para ela, a essência dessas festas está se perdendo com o tempo. Um dos motivos é que a igreja católica perdeu muitos fiéis. A Festa do Divino Espírito Santo e do Reisado de Itanhaém foram suspensas, nos últimos dois anos, devido à pandemia, mas este ano, já estão sendo retomadas.

Teté lançou o seu primeiro livro “Dicionário Tabacudo”, em 2019, com o registro de termos e expressões usados por antigos itanhaenses.

A autora já está preparando um novo título e será baseado em suas pesquisas feitas há 40 anos. O livro mostrará entrevistas com as famílias mais antigas de Itanhaém, além de lendas e histórias. Uma das principais fontes foi o seu tio Nestor Leal, caiçara e irmão de sua mãe Maria Pureza Leal Diz, nascido em 1894 e já falecido.

O novo livro será lançado em setembro deste ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter