X

Itanhaém

Para conter o avanço das marés, Itanhaém implanta barreiras de contenção nas praias

Procedimento freia a velocidade da água do oceano, diminuindo, assim, o desgaste causado por ela na área costeira urbanizada

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2020 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até o momento, as intervenções aconteceram na praia do Centro e na Boca da Barra / Divulgação / Prefeitura Municipal de Itanhaém

Uma resolução está sendo implantada pela Prefeitura para conter as fortes ressacas e o avanço da maré, a fim de evitar o desmoronamento da orla no município. Trata-se da colocação de barreiras de contenção, um conjunto de rochas, lançadas umas sobre as outras, para servir como quebra-mar e proteção contra a erosão das ondas. Até o momento, as intervenções aconteceram na praia  do Centro e na Boca da Barra.

Logo após, as barreiras de contenção serão instaladas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização nas orlas dos bairros do Satélite, Savoy, Nova Itanhaém e Suarão. “A alta da maré e a ressaca torna o mar muito violento, fazendo com que as ondas atinjam a faixa da orla. O procedimento freia a velocidade da água do oceano, diminuindo, assim, o desgaste causado por ela na área costeira urbanizada”, explica o secretário da pasta Vinícius Camba de Almeida.

Itanhaém têm aproximadamente 26 quilômetros de praias, baías, pequenas enseadas e costões rochosos, sendo ao todo, 14 praias. A força da ressaca marítima, considerada fenômeno natural, é causada por ventos fortes que fazem o nível do oceano subir e chegar em velocidade crescente ao litoral. As ressacas podem ocorrer em qualquer época do ano. Entretanto, é mais comum durante o inverno e a primavera, quando a formação dos ciclones extratropicais ocorre com maior frequência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter