X

Renovação

Obras na Igreja Matriz devem ser concluídas até 2025, em Itanhaém

A previsão é da Mitra Diocesana de Santos, responsável pelas obras de conservação. A Igreja Matriz de Sant´Anna já está fechada ao público há mais de um ano

Nayara Martins

Publicado em 15/04/2024 às 07:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Igreja Matriz, um dos mais importantes monumentos históricos, ainda passa por obras, no centro de Itanhaém  / Nayara Martins / Diário do Litoral

A Igreja Matriz de Sant´Anna, localizada no centro histórico de Itanhaém, continua fechada por estar em fase de obras de conservação. A previsão da Mitra Diocesana de Santos, responsável pela manutenção da igreja, é de concluir as obras até março de 2025. 


Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A interdição do prédio, decidida há mais de um ano, pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ocorreu devido ao mau estado de conservação do prédio e por medida de segurança. 

A Igreja Matriz, tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), faz parte da cultura e da história de Itanhaém. Sua construção original se deu entre os anos de 1654 e 1679, na época da antiga Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. 


Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Mitra Diocesana de Santos informa que já foram executados os serviços de manutenção e conservação dos telhados, incluindo a recuperação e substituição de caibros e ripas danificadas, além da descupinização de todo o madeiramento estrutural. 

E que também foi instalada uma manta protetora sob os telhados e realizada a impermeabilização das calhas. Além disso, houve a limpeza, substituição e instalação de calhas e rufos, com posterior chumbamento. 
Na próxima etapa estão planejados os serviços de manutenção e conservação do forro, incluindo limpeza, descupinização, substituição de peças danificadas e instalação com pintura. 

Na terceira fase serão realizadas obras de substituição dos pisos danificados pela infiltração das chuvas, instalação de novo madeiramento e confecção de assoalho em madeira. Isso incluirá escavação para nivelamento e regularização do piso, confecção de contrapiso impermeabilizado com espessura de 5 a 10 cm, e montagem de vigamento em madeira para a fixação do assoalho.

A previsão da Mitra Diocesana é que os trabalhos sejam finalizados até março de 2025. E que a reabertura será realizada de maneira solene, conforme o prazo estimado para a entrega dos trabalhos.

Segundo a Mitra, o valor total da obra é de 1 milhão de reais, provenientes de doações dos fiéis, sem o auxílio de iniciativas privadas ou dos governos municipal, estadual ou federal.

IMPORTÂNCIA.

O provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, Eduardo Terovydes Júnior, afirma que a Irmandade Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, fundada em 1553, é uma das mais antigas Irmandades de toda a América Latina, mas que não possui contrato de zeladoria ou gestão com a Igreja Matriz.

Diz que, embora o prédio esteja, temporariamente, fechado para a reforma, a sua preservação é fundamental para transmitir a história e a espiritualidade às futuras gerações.   

“O conjunto arquitetônico e patrimônio histórico composto pela Igreja Matriz e o Convento Nossa Senhora da Conceição é de fundamental importância para o município e isso tem sido pauta constante dos trabalhos na Irmandade, visando a reabertura do Convento à população”, salienta.

Lembra ainda que a Matriz é um dos principais instrumentos para fomentar o turismo e a economia local. “Esta igreja secular é um símbolo vivo de nossa identidade e tradição. Além de ser um local de encontro e celebração para os munícipes, a Igreja Matriz nos lembra a importância da fé em meio à agitação do dia a dia”.

HISTÓRICO.

A reabertura da Igreja Matriz está sendo bastante aguardada pelos fiéis e visitantes que frequentam as missas e as festas religiosas tradicionais da Cidade. Entre os principais festejos destacam-se a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição que acontecem na Matriz. 

O padre Gleyson Quirino de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, havia interditado o prédio, no dia 19 de março de 2023, por medida de segurança. Mas apenas em setembro do ano passado é que foram iniciadas as obra de conservação.

A Prefeitura de Itanhaém havia firmado um acordo de parceria com a Mitra Diocesana de Santos (responsável pelo imóvel), em abril de 2023, para a realização de reparos emergenciais, como a manutenção no telhado, no forro e no piso da Matriz. E se responsabilizou em custear a aquisição dos materiais para os serviços.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter