X

Itanhaém

No 'Dia do Agricultor', Prefeitura destaca a importância dos produtores rurais

Nos anos 60, Itanhaém já foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente a agricultura família é predominante na cidade

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2022 às 18:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

dia do agricultor / Divulgação/ PMI

Nesta quarta-feira, 28, é comemorado em todo país, o ‘Dia do Agricultor”. Para celebrar a data, o prefeito Tiago Cervantes participou de um café da manhã promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em homenagem aos homens que trabalham no campo, nas áreas rurais da cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 “Em Itanhaém desenvolvemos importantes projetos que impulsionam a agricultura familiar, como a Feira do Produtor, a aquisição de alimentos para a merenda escolar, o suporte do Banco de Alimentos, além de cursos para capacitar e qualificar os trabalhadores e empreendedores do campo. Parabéns a todos os agricultores, contem com o nosso trabalho para estimular e fortalecer a agricultura familiar”, disse o prefeito Tiago Cervantes.

Em sua história, na década de 60, Itanhaém foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente, vive uma realidade diferente, onde as imensas propriedades foram substituídas por outras bem menores e repletas de agricultores familiares.

Por intermédio da Associação dos Produtores Rurais, Pescadores Artesanais, Aquicultores e Indígenas de Itanhaém e Região (AMIBRA), a cidade possui hoje, 64 associados, que se dedicam a produção de vários produtos, além da banana, como palmito pupunha, batata doce, mandioca, inhame, cará, couve, alface, escarola, repolho, cenoura, beterraba, salsinha e cebolinha. Há ainda, nove agricultores orgânicos atestados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garantem por lei, 30% de valorização no preço de seus produtos.

Desde 2008, com a implantação do PAA Municipal, os agricultores familiares locais são contemplados e têm seus produtos saudáveis destinados à alimentação dos alunos e pessoas assistidas pelo PAA e PNAE. Recentemente, em abril, por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que promove inovações no campo, foi entregue a modernização da Feira do Produtor com novas barracas e portal inflável.

“Todos os dias quando almoçamos, jantamos ou tomamos algum lanche, devíamos refletir quantos produtos vem da agricultura e pecuária. Quase tudo o que ingerimos depende do trabalho do homem do campo. Mesmo sabendo que são muitos os desafios, celebramos a data acreditando na força do trabalho e na sua importância no dia a dia de toda a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento econômico, Rogélio Salceda.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Praiamar Shopping recebe exposição de carros antigos

Chamada 'Carona para o Passado', mostra terá 16 veículos consagrados da Volkswagen expostos na Praça Central do mall a partir da próxima quinta-feira (18)

COTIDIANO

SLT libera gaveta central da travessia Santos/Guarujá

A modernização da gaveta central do Guarujá teve investimento do Departamento Hidroviário de R$ 3,5 milhões, com potencial para beneficiar mais de 30 mil pessoas que utilizam o serviço diariamente, em média

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software