X
LITERATURA

Livro: 'Itanhaém Re Cantos' vai homenagear a Cidade

O livro, com 128 páginas, reúne diversos pontos de belezas naturais, históricos e fala ainda sobre a cultura caiçara e as festas tradicionais da Cidade

João Carrasco e Ana Maria divulgam o livro / NAYARA MARTINS/DIÁRIO DO LITORAL

Homenagear a cidade de Itanhaém e exaltar suas belezas naturais, seus personagens e sua história. Essa é a proposta do livro "Itanhaém Re Cantos", de autoria do advogado e político João Viudes Carrasco, de 66 anos, e da professora e artesã Ana Maria Ferreira (60). O lançamento será no próximo sábado, dia 4, a partir das 16 horas, na Pinacoteca Municipal de Itanhaém.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O livro, com 128 páginas, reúne diversos pontos de belezas naturais, históricos e fala ainda sobre a cultura caiçara e as festas tradicionais da Cidade.

João Carrasco foi prefeito de Itanhaém, no período de 1997 a 2000, e também vereador de 1976 a 1982. Este já é o segundo livro de Carrasco. O primeiro foi "Alfaces e Carvalhos", lançado em 2009, que conta a sua história e a sua trajetória política.

"A ideia de escrever o segundo livro surgiu há cerca de um ano e meio, quando começamos a discutir sobre o desejo de apresentar a cidade com as suas belezas, patrimônios históricos e imateriais, além de contos, contextos, rimas e sabores", conta Carrasco.

Completa ainda "Itanhaém não é somente uma cidade que vem sendo apontada como uma das mais violentas do Estado de São Paulo pelo Instituto Sou da Paz. Vamos mostrar os seus diversos encantos e as suas belas paisagens".

Ana Maria Ferreira, mais conhecida como Nana, explica que o livro resultou de um árduo trabalho de pesquisa, feito com diversos colaboradores que forneceram fotos e textos referentes à cultura caiçara. A organização geral foi de Maricéa Martins Zwarg.

"Nosso objetivo é que o livro desperte nas pessoas o sentimento de pertencimento e se reconheçam em cada um dos cantos e nas belas imagens da Cidade", destaca.

Na primeira parte "Tecendo palavras, tramas e cores" o leitor conhecerá o significado da palavra Itanhaém, que em tupi-guarani, significa "pedra que canta".

Também pode conferir as belas fotos dos principais pontos turísticos, como as praias do Centro, Boca da Barra, Praia do Sonho, dos Pescadores e a do Cibratel, com os seus costões rochosos. E ainda a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Passarela do Anchieta, na Praia do Sonho, além de manguezais, rios e cachoeiras.

Outra curiosidade são as imagens antigas do centro histórico, na época em que Itanhaém era apenas uma vila. Mostra ainda os pontos históricos como a Casa de Câmara e Cadeia, que hoje é Museu, a Igreja Matriz de Sant'Anna e o Convento Nossa Senhora da Conceição, localizado no alto do Morro Itaguaçu.

Na segunda parte "Imagens e seus contextos", o livro conta as histórias das festas tradicionais como a Festa do Divino Espírito Santo, com a bandinha Folia do Divino e a Folia de Reis, com o grupo "Reisado de Itanhaém", contada pelo psicólogo e professor Ernesto Bechelli.

Ele retrata personagens conhecidos da Cidade como poetas, pintores, fotógrafos, escultores, entalhadores, músicos e escritores. Além de imagens de pescadores e do ateliê do pintor e historiador Benedito Calixto.

Já os contos mostram antigos moradores de Itanhaém que participavam da Festa do Divino e da Padroeira. A Cidade foi berço dos tupis-guaranis e palco de inspiração para poetas e pintores, como Benedito Calixto, Emídio de Souza e Bernardino de Souza.

Destaca ainda a história dos irmãos compositores e cantores Antônio Bruno e Ernesto Zwarg Júnior, autores das inúmeras letras de músicas e poesias sobre Itanhaém e as cidades litorâneas. Há também poesias, cantos e poemas, todos em homenagem a Itanhaém.

Na última parte do livro estão algumas receitas e sabores da "Casa da Praia", um núcleo gastronômico comandado por Patrícia Padovan, a chef Tita, que oferece comida caseira.

O lançamento acontece dia 4, das 16h às 20h, na Pinacoteca Municipal. Interessados em adquirir o livro, que sai a R$ 60,00, podem acessar o Instagram @joãocarrasco.ita ou @anamariaferreira.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

1ª criança vacinada no país, Davi estuda em escola com maior Ideb das redes estaduais do Brasil

Escola Estadual Honorato Faustino, em Piracicaba, alcançou o índice de 8,8 em 2019

Cotidiano

Fonte interativa musical é nova atração da Praia de Pitangueiras, em Guarujá

Novo cartão-postal está na Praça dos Expedicionários, coração da Praia de Pitangueiras, e promete encantar pessoas de todas as idades com 115 jatos de água reaproveitável, iluminação especial e sonorização embutida

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software