Awdrey lança livro com entrevistas, reportagens e artigos publicados na área cultural, em Itanhaém / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Destacar a importância e o papel do jornalismo cultural na cidade de Itanhaém. Esse é o objetivo do livro “Jornalismo Cultural” que está sendo lançado pelo autor e jornalista Awdrey Sasahara, neste mês, em Itanhaém.
A intenção do livro é mostrar a importância dos veículos de comunicação na divulgação e na cobertura da área cultural na Cidade.
Continua depois da publicidade
Awdrey explica como surgiu a ideia de publicar o livro “Jornalismo Cultural”.
“Desde 2016 foram lançados os jornais Egbé e, em 2022, o Resenha Sociocultural, que são dois jornais totalmente voltados à cultura, à educação e à inclusão. E sempre tiveram o objetivo de promover o debate e a discussão de ideias sobre temas variados”, esclarece.
Continua depois da publicidade
Os jornais eram temáticos e voltados as diversas áreas, como cultura, educação, esporte, diversidade e outros. A ideia era de transformar a sociedade em relação aos preconceitos de gênero, raça e religioso.
“É importante destacar que a Cidade apresenta uma carência de veículos culturais impressos e de distribuição gratuita, o que dificulta o acesso da população a informações sobre a produção artística e cultural da região”, frisa.
Na sua opinião, a Cultura é um grande instrumento de transformação social, não só do ponto de vista de lazer e aprendizado, mas de fortalecer o processo de cidadania, ou seja, transformar pessoas com maior senso crítico da realidade, mais humanitárias e educadas.
Continua depois da publicidade
“O livro coroa e deixa registrado esse trabalho feito, ao longo dos anos, com os dois jornais, onde fizemos várias entrevistas com pessoas e artistas, reportagens na Cidade e artigos. Além de retratar a importância de veículos de comunicação na divulgação da Cultura e a própria valorização dos artistas”, completa.
No total foram publicadas 34 edições dos dois jornais, totalizando 408 páginas, com 20 entrevistas, 560 textos, entre reportagens e artigos.
Esse é o primeiro livro publicado pelo jornalista Awdrey Sasahara. Foi publicado por meio da lei Paulo Gustavo municipal, de 2023, de incentivo à cultura e pelo Ministério da Cultura.
Continua depois da publicidade
O jornalista já tem outro projeto para escrever o próximo livro. O tema, segundo Awdrey, deverá ser sobre a cultura afro-brasileira.
O jornal Resenha Sociocultural vai ser retomado a partir de 2026 e, segundo Awdrey, vai continuar voltado à área cultural.
Awdrey Sasahara é jornalista e fez graduação em Geografia. Ainda fez pós-graduação na área de Cultura, Memória e Ancestralidade Afro-Brasileira,
Continua depois da publicidade
Tem artigo publicado no livro “Violência em Cores”, em 2019, pela editora Arché; uma poesia publicada no livro “Encantamento”, em 2024 pelo editora OICD; um conto na coletânea “Sombras da Escuridão” em 2025; um artigo na coletânea “Todas as Cores do Mundo” e duas poesias nas obras “Vozes do coração” e “Pequenas Imensidões”, pela editora Mosaico Literário.
É autor de 41 artigos, 40 reportagens e 17 entrevistas, publicados entre os anos de 2016 e 2024 nos jornais Egbé e Resenha Sociocultural.
Pessoas interessadas em adquirir o livro “Jornalismo Cultural” podem entrar em contato com o autor por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 13 99640.6877. Ou ainda pelo Instagram @awdreysasahara.
Continua depois da publicidade