Personagens encantam o público ao contarem histórias e canções sobre Itanhaém / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Promover um encontro entre história, memória e arte, além de valorizar a cultura em Itanhaém. Essa é a proposta do projeto “Itanhaém Vai de Bonde” que apresenta personagens ligados à história da cidade, por meio de uma interação cênico-musical com o público.
Há uma integração com o projeto City Tour “Descubra e Viva Itanhaém”, saindo da antiga estação ferroviária. O City Tour “Descubra e Viva Itanhaém” leva os turistas, de bondinho, a conhecerem os principais pontos turísticos e históricos da cidade.
Continua depois da publicidade
As apresentações acontecem de quinta a domingo, em dois horários, com saídas da antiga Estação Ferroviária, no centro histórico. O público pode prestigiar o evento gratuito até o dia 1º de fevereiro.
Os visitantes, ao chegarem na volta do passeio de bondinho, na estação ferroviária, são recebidos por atores que representam personagens ligados à história de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
Entre os personagens ligados à história da cidade estão Martim Afonso de Souza, Padre José de Anchieta, Benedito Calixto e uma caiçara.
Os personagens percorrem vários monumentos históricos, como a Igreja Matriz, a antiga Casa e Câmara e Cadeia e, ao final, chegam aos pés do Convento Nossa Senhora da Conceição.
O percurso dos personagens, que sai da antiga estação ferroviária, é mesclado com momentos que contam parte da história da cidade e ainda com as canções caiçaras, em uma homenagem especial ao ambientalista Ernesto Zwarg e ao compositor e músico Antônio Bruno Zwarg.
Continua depois da publicidade
O secretário de Cultura e Economia Criativa Rutinaldo Bastos explica como surgiu a ideia do projeto “Itanhaém Vai de Bonde”.
“A ideia nasceu a partir do interesse da secretaria em participar das atividades de verão e realizar um trabalho integrado entre as secretarias de Turismo e Cultura neste período. Havia uma expectativa para a ocupação do espaço da antiga Estação ferroviária”, conta.
“Nossa intenção é que as pessoas que visitam a cidade possam conhecer um pouco da história de Itanhaém, que é a segunda cidade mais antiga do Brasil. E, ao mesmo tempo, integrar a arte com a história e o turismo”, salienta.
Continua depois da publicidade
Rutinaldo afirma ainda que, a partir desta experiência, o projeto poderá ser ampliado e acontecer em algumas datas especiais durante o ano.
“A ideia é utilizar o espaço do centro histórico e transformá-lo em um grande palco de teatro aberto, com atividades cênico-musicais, como já acontece em algumas cidades no País”, frisa.
Em relação aos planos futuros para a utilização do prédio da antiga estação ferroviária, o secretário revela que a intenção é ocupar com outras atividades ligadas à cultura e à arte.
Continua depois da publicidade
“Nosso objetivo é que o espaço da estação possa se tornar um local permanente para as atividades culturais, artísticas e de economia criativa. É um excelente espaço que pode ser utilizado na promoção de feiras artesanais e de arte, apresentações musicais, aulas de pintura, entre outras atividades”, conclui Rutinaldo Bastos.
O projeto “Itanhaém Vai de Bonde” acontece de quinta-feira a domingo, nos horários das 12 e às 18 horas, com saídas da antiga Estação Ferroviária, no centro histórico de Itanhaém. Pode ser visto até o dia 1º de fevereiro.
Veja as imagens.
Continua depois da publicidade