X

ITANHAÉM

Itanhaém: Professora de yoga inova e oferece aulas abertas na praia

Marina Casali, que atua há 17 anos na pratica da yoga, oferece aulas de abertas, na praia do centro

Nayara Martins

Publicado em 03/06/2023 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alunos se sentem mais inspirados ao fazer as aulas abertas à beira mar, na praia do centro, em Itanhaém / Nair Bueno/DL

Praticar aulas de yoga abertas ao ar livre, acompanhadas pelo brisa do mar. Essa é a proposta da professora Marina Casali, que já atua há 17 anos ministrando aulas de yoga. As aulas acontecem na praia do centro, em Itanhaém, todos os domingos, a partir das 9 horas, caso não chova. 

Segundo Marina, as aulas abertas na praia, que acontecem há sete anos, começaram a partir de uma sugestão das alunas que queriam ter aulas ao ar livre. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Decidimos sair do estúdio e levar as aulas para a praia já que moramos à beira do mar. Também já aconteceram no Morro Paranambuco e em frente à passarela do Anchieta, na Praia do Sonho”, conta.
As aulas abertas de yoga são gratuitas e acabam despertando o interesse do público que caminha na orla da praia, no centro. 

Marina lembra que, há dez anos, ela veio de Florianópolis para morar em Itanhaém e começou a dar aulas de yoga. Ela também ensina a prática em estúdio montado na sua casa. Além de dar aulas online – gravadas e transmitidas via Youtube na internet. 

“São aulas curtas, online, de cerca de 30 minutos. Os alunos recebem, semanalmente, com toda a orientação, e podem praticar ao longo da semana, conforme o tempo disponível”. 

Marina explica que eles podem tirar as dúvidas e fazer aulas todos os dias e se aprimorar na prática. São quatro aulas ao mês, que estão numa plataforma e são enviadas pelo Instagram e no grupo de Whatsapp.

Benefícios

A pratica do yoga é uma filosofia que, segundo registros históricos, tem mais de 5 mil anos e nasceu na Índia. 

“A intenção principal do yoga é preparar o praticante para a meditação, por meio de movimentos energéticos, como a respiração, as posturas, as técnicas de purificação orgânica e o relaxamento. Tudo isso serve para criar a condição perfeita física, corporal e energética que levam a pessoa entrar em meditação”, explica.

Marina acredita ainda que o corpo físico e o energético estão interligados. E que a matéria prima do yoga são as energias do nosso corpo que se movimentam para encontrar a condição perfeita à meditação. “A pratica tem um objetivo bem maior do que os benefícios proporcionados à saúde das pessoas”. 

Ela cita alguns benefícios: o sono fica melhor; alinha as camadas mais profundas do praticante como a mental, emocional e espiritual; diminui o estresse; melhora a capacidade respiratória e traz mais energia ao corpo; além de despertar a consciência corporal.  

“O yoga é complementar a qualquer atividade física que a pessoa faça. Ela pode fazer a prática e, ao mesmo tempo, musculação, pilates, surfe. E assim vai ter mais concentração, disposição e capacidade energética”, completa.

Afirma ainda que qualquer pessoa, de todas as idades, pode fazer as aulas. Também podem ser ministradas às pessoas com deficiência ou acamadas. 

“O ideal é que os alunos pratiquem sempre e não parem, já que as aulas podem ser feitas por 10 minutos ao dia. Como praticar a respiração, a meditação, limpar a mente e fazer um relaxamento”, frisa.      

Planos

Marina diz que a ideia, em um futuro próximo, é fortalecer e ampliar as aulas abertas na praia. Ela também já deu aulas às crianças nas escolas municipais e para a ONG Ecosurfe.

“As aulas acontecem todos os domingos, na parte da manhã. Temos uma parceria com o grupo Pitanga e com o quiosque Moai Beach, que colabora com as frutas e a água oferecidas aos alunos”. Mesmo as aulas sendo gratuitas ao público, quem quiser pode contribuir com qualquer quantia.  

Outra ideia é convidar as empresas que queiram apoiar e associar a sua marca a esse projeto de qualidade de vida.  

Interessados em conhecer melhor o projeto podem acessar as redes sociais no Instagram mar_yoga_itanhaem ou marinayoga_aulas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Justiça condena morador que estacionou barco em condomínio em Praia Grande

Juiz afirmou que a vaga é exclusiva para automóveis

Variedades

Seu filho adora! Entenda o jogo 'Roblox' e a razão por trás do seu sucesso

Game tem um universo dentro de si

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter