Itanhaém
Divulgar as belezas naturais e os pontos de turismo rural em Itanhaém. É a proposta da Secretaria de Turismo que já oferece capacitação aos empreendedores rurais do município
Cachoeira Três Quedas é uma das atrações principais, no Parque Estadual da Serra do Mar, na área rural do município / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
Divulgar e valorizar os diversos pontos de turismo na área rural em Itanhaém. Essa é a proposta da Rota de Turismo Rural que começa a ser desenvolvida no município. A ideia é mostrar que a Cidade não oferece somente as belas praias aos turistas, mas possui diversas belezas naturais e locais interessantes na área rural.
O secretário municipal de Turismo Rodrigo Zanella explica que um dos destaques do município é a agricultura familiar com os pequenos produtores que oferecem os produtos cultivados e feitos por eles na Feira do Produtor.
Continua depois da publicidade
“A ideia começou há cerca de dois anos, em 2023, quando fizemos um tour com um grupo de hotéis, pousadas e agências de viagens e fizemos uma rota rural em algumas propriedades rurais. Esse foi um primeiro evento onde eles tiveram a oportunidade de conhecer sítios, fazendas e, ainda, conhecer a cachoeira Três Quedas, no Rio Branco”, salienta.
A Secretaria de Turismo promoveu também outro evento, durante o dia inteiro, e levou um grupo de visitantes para tomar um café da manhã em uma fazenda, além de passeios para conhecer rios e cachoeiras.
Continua depois da publicidade
“Foi a partir daí que surgiu a ideia de preparar e despertar o interesse dos pequenos produtores rurais para receber os visitantes e turistas em suas propriedades”.
A Secretaria de Turismo está oferecendo uma capacitação aos pequenos empreendedores da cidade, para definir uma Rota de Turismo Rural. Esse trabalho, que acontece em parceria com o Sebrae, está promovendo quatro encontros – dias 26.08; 02.09; 09.09 e 16.09, às 15 horas, na sede da Secretaria Municipal de Turismo.
No total são 15 pessoas entre empreendedores, agências e pessoas físicas que participam da capacitação.
Continua depois da publicidade
Entre as áreas rurais do município que podem ser incluídas na Rota estão: as do Rio Branco, do Aguapehú, a Fazenda Bargieri no Rio Preto e as aldeias indígenas, como as do Rio Branco e as localizadas na divisa entre Itanhaém e Peruíbe, entre outras.
As propriedades rurais, que são de propriedade privada, oferecem diversos atrativos, como as produções de legumes, verduras e frutas, os pesqueiros, as cachoeiras, córregos e lagos. Além de oferecer áreas para a observação de aves.
Um exemplo é a Fazenda Bargieiri, localizada na região do Rio Preto, que possui restaurante, pesqueiro e um mini zoológico com vários animais, além da criação de carneiros e cabras da fazenda.
Continua depois da publicidade
Outro local a ser visitado é a aldeia indígena guarani do Rio Branco, onde o visitante pode conhecer a cultura e as tradições dos indígenas, como o cultivo de palmito, da mandioca e outras.
“Para incluir as aldeias do Rio Branco e as da Terra Indígena Piaçaguera no projeto vamos conversar com a Funai, para autorizar as visitas dos grupos nas aldeias”, salienta.
Cachoeira
A cachoeira Três Quedas, que se localiza no Parque Estadual da Serra do Mar, também é um dos pontos mais interessantes a ser incluído na nova Rota.
Continua depois da publicidade
“A obra do receptivo da cachoeira foi feita em parceria entre a prefeitura de Itanhaém e a Fundação Florestal, ligada a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Hoje é a segunda trilha acessível do litoral do Estado, com acesso às pessoas com deficiência e aos cadeirantes”, ressalta o secretário.
Zanella lembra ainda que a via principal de acesso à cachoeira, a estrada Coronel Joaquim Branco, foi recuperada pela Secretaria Municipal de Urbanização.
Para divulgar a nova Rota de Turismo Rural, a Secretaria de Turismo pretende investir em diversas ações. A cidade oferece ainda outras rotas de turismo em áreas públicas.
Continua depois da publicidade
Uma das ações é lançar a Rota de Turismo Rural no site oficial do município, nas redes sociais, além de buscar parcerias com as agências de receptivo locais.
“A ideia é levar os representantes das agências, de hotéis e restaurantes para conhecerem as propriedades rurais e seus atrativos. Vamos mostrar que a Cidade não oferece somente as praias, mas temos diversos pontos de atrativos rurais aos visitantes”, ressalta o secretário.
Zanella afirma que a expectativa é bastante positiva. E que está havendo uma boa aceitação por parte dos proprietários rurais que participam da capacitação.
Continua depois da publicidade
A previsão, segundo ele, é que a Rota de Turismo Rural possa começar a ser explorada até o final de novembro deste ano.
Caso haja algum empreendedor rural interessado em participar da nova Rota, ele deve procurar a Secretaria de Turismo de Itanhaém, localizada na rua Aécio Menucci, 281, no centro da cidade.