X

Itanhaém

Itanhaém prepara alunos para Olimpíada de Língua Portuguesa

Pensando em proporcionar aos alunos uma maior bagagem cultural para a redação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes reuniu professores dos 5º anos e de Língua Portuguesa para uma série de palestras sobre a história regional.

Da Reportagem

Publicado em 25/05/2019 às 08:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O encontro, que reuniu diversos professores, teve como enfoque o desenvolvimento da Baixada Santista durante o colonialismo. / DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ITANHAÉM

'O lugar onde eu vivo' é o tema da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Pensando em proporcionar aos alunos uma maior bagagem cultural para a produção da redação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém reuniu professores dos 5º anos e de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino para uma série de palestras sobre a história regional, com enfoque no desenvolvimento da Baixada Santista durante o colonialismo. O encontro ocorreu na última quinta-feira na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, no Centro.

Com o intuito de reunir pesquisadores, escritores, moradores antigos e professores premiados em concursos para o compartilhamento de seus conhecimentos sobre a cultura caiçara e a história do Município, as deliberações ocorridas na Biblioteca Municipal foram uma grande oportunidade para fomentar o interesse pela história regional e incentivar os estudos nas áreas de literatura e história.

"É muito pertinente você trazer a história de vida dos alunos, contextualizando com a região em que eles vivem, pois dá um sentimento de pertencimento", disse Rafael da Silva e Silva, historiador e professor de história da Cidade de Praia Grande.

"Esse encontro congrega diversos historiadores, pesquisadores, escritores e até moradores da Cidade, tendo como perspectiva um resgate da cultura caiçara e repertoriar os nossos professores para que eles possam dividir com os alunos esse conhecimento", disse Chrystina Magalhães, assessora de Orientação Educacional de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.

Com um maior repertório, os professores da Rede Municipal de Ensino estarão preparados para guiar os alunos para a participação da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os gêneros textuais foram divididos de acordo com a faixa etária dos estudantes: 5º anos farão poemas; 6º e 7º anos, memórias literárias; e 8º e 9º anos, crônicas.

"A iniciativa da Olimpíada da Língua Portuguesa é fantástica, pois incentiva a escrita e o desenvolvimento dos alunos", comenta Maria Tereza Leal Diz, escritora e moradora da Cidade.

A iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social integra as ações do Programa Escrevendo o Futuro. O tema 'O lugar onde eu vivo' tem como objetivo proporcionar aos alunos vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter