Itanhaém possui 26 km de praias e belezas naturais

Entre as praias mais procuradas estão a do Sonho, do Cibratel e a dos Pescadores

Comentar
Compartilhar
22 ABR 2021Por Nayara Martins19h32
Um dos pontos turísticos mais conhecidos na Cidade é a Passarela de Anchieta, localizada entre a Praia do Sonho e a do CibratelUm dos pontos turísticos mais conhecidos na Cidade é a Passarela de Anchieta, localizada entre a Praia do Sonho e a do CibratelFoto: Nair Bueno/Diário do Litoral

Itanhaém se destaca por possuir 26 quilômetros de belas praias e diversos pontos de belezas naturais. Entre as praias mais procuradas estão a do Sonho, do Cibratel e a dos Pescadores. 

Na Praia dos Pescadores, mais conhecida como Prainha, entre a Praia do Sonho e o Morro Sapucaitava, um dos principais atrativos é a estátua em homenagem à primeira versão da novela

“Mulheres de Areia”, gravada na década de 70. Pequena e aconchegante, com cerca de 600 metros de extensão, a Prainha é bastante procurada por surfistas, turistas e pescadores.

A Praia do Sonho também é uma das preferidas dos turistas. Com apenas 800 metros de extensão, esta praia possui faixa de areia, rochas e área verde. Lá ainda estão localizados dois dos principais pontos turísticos da cidade – a Passarela e a Cama de Anchieta.  

A praia do Cibratel é bem extensa e faz divisa com Peruíbe. Lá está o conhecido Pocinho de Anchieta. Segundo a história, o pocinho foi construído pelos índios, instruídos pelo próprio Padre Anchieta para o aprisionamento dos peixes durante o inverno.

Ao final da Praia do Centro está a Boca da Barra, um dos cartões postais de Itanhaém. De lá pode se avistar o encontro entre o mar e o Rio Itanhaém. O local é um dos preferidos por visitantes para pescar, tomar banho de rio, andar de caiaque, de jet ski, de stand up, ou simplesmente relaxar com a bela paisagem.      

Passarela de Anchieta

Um dos pontos turísticos mais conhecidos na Cidade é a Passarela de Anchieta, localizada entre a Praia do Sonho e a do Cibratel. Lá está a famosa Cama de Anchieta, onde é possível conhecer um pouco da história de São José de Anchieta, canonizado em 2014 pelo papa Francisco. Trata-se de uma formação rochosa que, segunda a lenda, na época, foi escolhido pelo jesuíta para o seu repouso. 

Inaugurada em 2006, a passarela possui 220 metros de comprimento por 1,60 de largura e foi construída com ipê e materiais derivados de eucalipto ecológico. A obra foi realizada em parceria entre a prefeitura de Itanhaém e o governo das Ilhas Canárias, na Espanha, onde nasceu o jesuíta.  

Gruta 

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é outro ponto de atração. Ela se localiza ao lado da Passarela de Anchieta, em frente à Praça da Gruta, reurbanizada no ano passado. Na gruta fica a imagem da Santa, construída na década de 60. Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes participam de missa campal realizada todo dia 11 de cada mês. 

Trilhas

Uma das trilhas ecológicas da cidade é a do Morro do Paranambuco, situado entre as praias do Cibratel e a do Sonho. De lá se avista uma das mais belas paisagens da Cidade, como a Praia do Cibratel, a Passarela de Anchieta e a Ilha das Cabras, na Praia dos Pescadores. E os Painéis de Anchieta, que utiliza as caixas d´água para a exibição de painéis com a passagem do santo pela cidade, além das duas Pedras Gêmeas, uma espécie de portal.          

Outra trilha bastante procurada e de fácil acesso é a do Morro do Sapucaitava, na Praia do Sonho. É possível conhecer várias espécies da Mata Atlântica, da fauna e ainda belas paisagens do alto do Morro, como a Pedro do Carioca, a Praia da Saudade, a Boca da Barra e a Ilha das Cabras. O trajeto pode ser percorrido em apenas 30 minutos.