07 de Setembro de 2024 • 08:18
O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Gomes da Silva, explica que o trabalho foi iniciado em 2017 pela prefeitura / Nayara Martins / Diário do Litoral
Garantir mais agilidade para a localização de imóveis na entrega de mercadorias pelo correio à população. Esse é o objetivo do Código de Endereçamento Postal Individualizado (CEP) que passou a ser adotado em Itanhaém.
O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Gomes da Silva, explica que o trabalho foi iniciado em 2017 pela prefeitura, sendo uma das exigências feitas pelo Correio.
"Começamos os trabalhos em 2017 e fizemos uma nova configuração no arruamento da Cidade com base no abairramento. Atualmente, Itanhaém possui 45 bairros e cerca de 220 loteamentos, conforme o Plano Diretor da Cidade", explica.
No início deste ano, a prefeitura intensificou o trabalho em parceria com o Correio para implantar o novo CEP, a partir da reorganização do abairramento.
Entre os benefícios, segundo o secretário Marcelo Gomes, estão facilitar a entrega de correspondência e mercadorias, reduzir os erros na entrega, além de garantir mais agilidade na entrega das correspondências.
"A medida também permite que as empresas de serviços e os correios possam planejar rotas mais eficientes, o que vai economizar tempo e recursos", destaca.
Marcelo Gomes lembra ainda que a medida pode ajudar o atendimento de órgãos públicos à população, como nas áreas da segurança pública e na saúde com as ambulâncias.
"Com o CEP Individualizado poderá se traçar uma logística mais eficiente", frisa.
Ele lembra que a cidade ainda possui algumas ruas nos loteamentos com o mesmo nome ou são identificadas por letras.
Além de várias ruas que são cortadas pela rodovia lado praia e lado morro, que poderão ter dois CEPS diferentes.
A prefeitura também já iniciou, no mês de julho, a atualização do cadastro tributário. Segundo o secretário, os próximos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referentes à 2025, já estarão com os novos CEPs.
Itanhaém possui, hoje, 112 mil habitantes, conforme o último censo do IBGE de 2022. E o bairro mais populoso é o Jardim Oásis.
A prefeitura de Itanhaém pretende ainda iniciar, a partir da individualização do CEP, um estudo para renovar as placas de ruas. A nova placa deve indicar os nomes das ruas, do bairro e o novo CEP.
A previsão é de iniciar um trabalho de planejamento, a partir de 2025, para realizar a renovação das placas de ruas do município.
A reportagem do Diário do Litoral ouviu a população sobre a mudança do CEP. Porém, a maior parte dos moradores ainda não sabe como identificar o novo CEP de Itanhaém.
Na opinião da moradora Marinalva Silva, do bairro Gaivota, lembrar o número do novo CEP será mais difícil. "O antigo já estava acostumada com o número e ainda não sei o novo CEP da minha rua. Espero que seja para melhorar", ressalta.
Para a veranista Sueli Garcia, que tem casa no bairro Jardim Sabaúna, a mudança pode trazer mais agilidade na entrega da correspondência. "Moro em São Paulo e lá já funciona desta forma há vários anos", frisa.
Os moradores podem consultar o novo CEP por meio do site da prefeitura de Itanhaém www.itanhaem.sp.gov.br, acessar em serviços, cidadão e consulta de CEP. E deve colocar o nome da rua e Itanhaém. Ou acessar o site do correio.
O antigo CEP 11.740-000 não será mais utilizado.
Dúvidas também podem ser esclarecidas na agência do Correio, localizada na rua João Mariano, 115, no centro de Itanhaém.
Cotidiano
Cientistas descobrem fenômeno 'parente' do El Niño e La Niña capaz alterar o clima
Praia do Litoral de SP tem clima perfeito para casar no inverno; programe-se
NASA prevê colapso no clima e aponta regiões do Brasil que terão calor letal
Cotidiano
O festival conta com mais de 60 opções de pratos e preços fixos
Cotidiano
Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30