Interessados terão até o dia 30 deste mês para se inscreverem no concurso / Luiz Carlos da Silva/Divulgação
Continua depois da publicidade
“Minha vida daria um filme”. Esse é o tema de um concurso cultural que vai dar a oportunidade de algum dos moradores da cidade de Itanhaém ter a sua história de vida transformada em um filme.
As pessoas têm prazo até o dia 30 deste mês para inscreverem, gratuitamente, suas histórias no concurso cultural.
Continua depois da publicidade
O projeto é realizado pela multiartista Jaíra Poti em parceria com o Instituto Rolê 22. E conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura. E operacionalizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Itanhaém.
“O objetivo do projeto é valorizar as experiências dos moradores de Itanhaém, entendendo que cada cidadão é um importante agente cultural e promotor de saberes”, esclarece Jaíra Poti.
Continua depois da publicidade
Além de estimular a narrativa criativa, a iniciativa convida a população a refletir sobre suas próprias histórias, compreendendo-as como uma página importante não só da cidade, mas também do País.
O regulamento do concurso prevê a participação de pessoas que moram há pelo menos um ano na cidade de Itanhaém.
Elas podem optar entre seis categorias baseadas no princípio da equidade para que todas tenham condições semelhantes de seleção. São elas: 60 +; indígenas; pessoa negra; adolescentes entre 10 e 16 anos (com responsável legal); animais domésticos (histórias contadas por tutores) e livre concorrência.
Continua depois da publicidade
Para participar os inscritos devem escolher a categoria, responder um formulário solicitado através do Whatsapp (11) 999 312 404. E, ainda, enviar um vídeo de até 2 minutos, contando um episódio de sua própria vida que seja interessante.
A votação popular vai se estender no período de 6 de outubro a 7 de novembro. Durante este período, os vídeos participantes serão disponibilizados no Instagram oficial do concurso (uma página por categoria) e no canal do Youtube, em playlists separadas.
O vídeo mais votado entre todas as categorias terá sua história transformada em um curta-metragem. E será exibido em uma cerimônia de premiação durante a 2ª temporada da Mostra Rolê 22, em Itanhaém, em data a definir.
Continua depois da publicidade
Também haverá uma exibição do filme no bairro onde mora o participante premiado.
Haverá ainda um prêmio em dinheiro aos vídeos mais votados de cada uma das seis categorias que vão receber R$ 1 mil.
Fundado em 2015, o Instituto Rolê 22 tem entre suas principais realizações a “Mostra Cine Laboratório de Curta-Metragem (Mocila)” em parceria com o Instituto Goethe e o SP Cine; a gestão da publicação “7 anos do Centro de Memória do Circo”; a produção local das mostras “Novo Cinema Indiano” e “Cinema e Transcendência”, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, entre outras.
Continua depois da publicidade
Realizou ainda a “Mostra Cinema Rolê 22” e a “Residência Artística de Cinema Rolê 22”, ambos promovidos em Itanhaém, no ano de 2024.