10 de Setembro de 2024 • 07:17
Treinador Luiz Fernando orienta os alunos durante o treino no campo de futebol, em Itanhaém / Luiz Carlos da Silva/divulgação
Tirar as crianças da rua e incentivar a prática de uma atividade esportiva. Esse é o objetivo da Associação Esportiva, Cultural, Educacional e Assistencial Esporte Clube Cruzeiro Itanhaém que mantém uma escolinha de futebol e já funciona há 16 anos em Itanhaém.
Com o lema “Buscando atletas e formando cidadãos”, o idealizador Anilton Lima, de 49 anos, explica que, em média, são cerca de 300 alunos de famílias carentes que participam da escolinha. As crianças moram em vários bairros carentes da Cidade, como Cabuçu, Nova Itanhaém, Guapurá e outros.
O projeto social ainda não tem a sua sede própria na cidade. A sede provisória funciona na casa de Lima, onde estão guardados os troféus e as medalhas das equipes.
“Nossa intenção não é revelar jogadores, mas sim ajudar a formar um cidadão do bem”, frisa.
Os alunos são divididos em sete categorias – sub 5, sub 7, sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17, na faixa etária de 4 a 17 anos. E tem equipes mistas no masculino e feminino.
Atualmente, os treinos acontecem no campo municipal, em frente a Colônia de Férias do Cabos e Soldados. O terreno é cedido pela prefeitura de Itanhaém.
“Uma das maiores dificuldades é conseguir um campo para realizar os treinos. A maioria dos que tem um campo não quer ceder para projeto social com crianças. Já chegamos a treinar em oito campos diferentes e até a pagar aluguel”, explica Lima.
Lima lembra ainda que a escolinha possui alunos que já casaram e constituíram família e, inclusive, os filhos estão treinando na escolinha de futebol.
Hoje, segundo Lima, a escolinha de futebol é uma das mais respeitadas da região. As equipes de alunos participam de campeonatos municipais em Itanhaém e na região.
A escolinha de futebol consegue se manter com a colaboração e o trabalho de voluntários, como os treinadores dos alunos. A escolinha conta, hoje, com quatro treinadores de futebol e outros colaboradores da Cidade.
“Ás vezes, não temos condições de comprar o material necessário, como as bolas e os uniformes. Nossa ideia é correr atrás de patrocinadores, inclusive, para os alunos poderem participar de campeonatos fora da Cidade”, salienta.
As equipes de alunos já conquistaram o título de campeãs em alguns campeonatos municipais, como nas cidades de Praia Grande e Peruíbe.
Neste sábado (10), as categorias sub 11 e sub 15 vão participar do Campeonato Municipal de Futebol em Itanhaém.
Lima revela que um dos principais planos é que o projeto social possa prosseguir e dar oportunidade aos alunos de famílias carentes em treinar na escolinha de futebol. Além de conquistar uma sede própria.
“Hoje não estou em condições de participar de forma efetiva por problemas de saúde. Porém, o projeto deve continuar com os profissionais que desenvolvem um trabalho sério com os alunos”, completa.
Os treinos no campo municipal em Itanhaém acontecem às terças e quintas-feiras, nos horários das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O campo fica localizado na avenida Rui Barbosa 1860, na Guarda Civil, em Itanhaém.
Interessados em colaborar com a escolinha de futebol ou fazer a inscrição de novos alunos podem entrar em contato com Anilton Lima, por meio do Whatsapp (13) 99744.9337.
Cotidiano
Campo magnético que protege o Brasil de efeitos solares está falhando, examina NASA
Confira as regiões do Brasil que, segundo a NASA, terão calor fatal
Brasil buscará fundo para florestas e limite de 1,5°C para aquecimento global
Diário Mais
Maria era uma mulher que viveu por volta do ano 1900 no bairro do Paquetá, em Santos
Cotidiano
O comunicado é da Fundação Vunesp, após decisão liminar proferida pelo juízo da 3ª Vara Federal de Santos