Itanhaém

Exposições de artes são atrações culturais em Itanhaém

A duas mostras podem ser conferidas no Museu Conceição e no Gabinete de Leitura até 30 de setembro

Nayara Martins

Publicado em 01/09/2025 às 07:10

Atualizado em 01/09/2025 às 07:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mais de 100 fotos e esculturas estão expostos no Museu Conceição, no centro histórico de Itanhaém / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

A exposição “Arte Transforma Itanhaém 2025” é o tema da mostra que está no Museu Conceição de Itanhaém. Organizada pela Fundação Stickel, de São Paulo, tem mais de 100 fotos e esculturas feita por alunos de ensino médio do município. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Outra exposição é a “Identidade Itanhaém: Retratos da História”, no Gabinete de Leitura José Rosendo, que mostra 33 fotografias de monumentos e patrimônios históricos de Itanhaém, organizada pelo Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (Cofit). 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Itanhaém pretende oferecer nova Rota de Turismo Rural aos visitantes

• Alunos das escolas de Itanhaém participam do projeto "A cidade da gente"

• Cervantes promete equilíbrio fiscal e obras estruturantes até 2028 em Itanhaém

As duas exposições podem ser vistas até o dia 30 de setembro.

A mostra “Arte Transforma Itanhaém 2025”, no Museu Conceição, expõe a produção artística de jovens estudantes da Escola Estadual José Antônio de Affonseca Rogê Ferreira e a história da Cidade. São mais de 100 fotos, 21 esculturas e um vídeo que mostra o registro de como foram feitos os trabalhos dos jovens. 

Continua depois da publicidade

Ao ocupar o centro histórico de Itanhaém, a exposição promove o encontro entre a escola e a cidade, entre o presente e a memória. O objetivo é ampliar o horizonte dos alunos por meio da arte, além de reafirmar o papel da produção cultural como instrumento da transformação social.

Os trabalhos são resultado dos cursos “Introdução à Fotografia Criativa” e “Cartografias do Olhar” ministrados por Melissa Szymanski e Lucas Cruz, que exploraram o cotidiano dos alunos com o território.

Experimentações de esculturas com blocos de concreto celular / Nayara Martins/DL

E o “Expressão da Tridimensionalidade” de Aquiles Trentini, com experimentações de esculturas com blocos de concreto celular. E ainda o curso “Grafiteria”, com Drop, gravado por um vídeo-instalação que registrou a criação de um mural coletivo feito por alunos na própria escola.

Continua depois da publicidade

Fotografias 

Já a exposição “Identidade Itanhaém: Retrato da História”, no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, mostra 33 fotografias sobre os patrimônios e os monumentos de Itanhaém. 

A diretora do Museu e do Gabinete de Leitura, a historiadora Fátima Cristina Pires, explica que essa mostra organizada pelo Cofit, faz parte da Semana do Patrimônio Cultural que aconteceu no mês de agosto.      

“Fiz uma palestra na Escola Estadual Benedito Calixto, na última semana, para explicar a diferença entre o patrimônio, o monumento e os considerados pontos afetivos”, esclarece.
Fatima afirma que em Itanhaém são patrimônios históricos apenas o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant´Anna e a Casa de Câmara e Cadeia, onde fica o Museu. 

Continua depois da publicidade

Ela explica ainda que monumentos são a junção da arte com a história, ou seja, ter um objeto artístico que conta a história, como os bustos de Benedito Calixto, de Martim Afonso de Souza, de José de Anchieta e o da Mulheres de Areia. 

Já o meio de transporte Bondinho é considerado um ponto afetivo, como também o Beco de Santana, as escolas estaduais Jon Teodoresco, a Benedito Calixto e o túnel que dá acesso ao Convento, em Itanhaém.  

Cópias das fotos também foram expostas em um varal fotográfico, organizado no último sábado (23), no centro. As pessoas que queriam adquirir alguma foto era trocada por um quilo de alimento. Os alimentos foram doados à Associação São Vicente de Paulo.

Continua depois da publicidade

Serviço: As duas exposições podem ser vistas até dia 30 de setembro. O Museu e o Gabinete funcionam de terça a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas, no centro histórico de Itanhaém. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software