Diversos desenhos e poesias levam os visitantes à reflexão sobre formas de vida, no Gabinete de Leitura / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
A exposição “Biografia em Poesia” é um boa opção cultural no Gabinete de Leitura José Rosendo, no centro histórico de Itanhaém. A mostra pode ser vista até o dia 1º de março no Gabinete de Leitura.
São diversos desenhos feitos em giz pastel no papel canção que são acompanhados de poesias sobre temas relacionados ao autoconhecimento.
Continua depois da publicidade
A artista, poetisa e aconselhadora biográfica Walkíria Tércia Siqueira Cardoso, de Peruíbe, explica como foram feitos os trabalhos. Essa é a sua primeira exposição das artes.
“A partir de 2020, na pandemia, comecei a produzir textos sobre biografia humana, de base antroposófica, e desenhos em giz pastel sobre o meu processo de desenvolvimento e das pessoas que atendo”.
Continua depois da publicidade
O objetivo, segundo a autora, é fazer as pessoas entenderem o que veem e, às vezes, não percebem.
“A ideia é trazer uma provocação sobre o quanto a gente está presente naquilo que está se propondo a fazer. Além de conhecer a artista e ter um olhar para entender sobre as pinturas e as poesias”, destaca.
Os trabalhos contam sobre o processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, como também as poesias que falam sobre o processo de desabrochar como ser mulher, corpo, alma e espírito no mundo.
Continua depois da publicidade
Já no centro do espaço há uma estrela de cinco pontas, onde estão as cinco principais obras que podem ser vistas de forma suspensa.
Walkíria Tércia, de 46 anos, é caiçara de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. É poetisa, mãe, brincante de cultura popular, aconselhadora biográfica e apaixonada por histórias de vida.
A artista iniciou sua vida profissional na área da educação, mas fugiu da sala de aula para atuar em projetos socioculturais e ambientais, educação ambiental, rádio escolar e protagonismo infanto juvenil.
Continua depois da publicidade
Em 2011, ela conheceu a Antroposofia, por meio do programa Germinar e, desde então, apaixonou-se por biografia humana. E passou a se dedicar à facilitação de processos de Desenvolvimento Humano. Tem formação em Aconselhadora Biográfica.
Idealizadora da vivência “O que a minha história me conta?”, desde 2020, Walkíria já propiciou que mais de 200 pessoas se conectassem com suas histórias de vida e reconhecessem a potência de suas biografias, por meio da escrita e da arte.
A exposição “Biografia em Poesia” pode ser vista até dia 1º de março, no Gabinete de Leitura José Rosendo, de terça-feira a sábado, no horário das 9 às 17 horas. Fica localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no centro histórico de Itanhaém. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade