Dois dos quatro ônibus novos já estão na garagem da empresa / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A empresa Litoral Sul Transportes, responsável pelo transporte coletivo em Itanhaém, está sob a direção de nova diretoria desde a última quarta-feira (25). Uma reunião entre o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB), secretários municipais e o diretor da empresa Wanderlei Gonçalves, ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), para apresentar nova proposta de serviço.
Segundo a nova diretoria, a medida foi resultado de uma negociação com o proprietário da empresa Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
O prefeito Marco Aurélio explicou que a empresa está cumprindo um prazo estabelecido pelo Poder Judiciário para cumprir o contrato de concessão do serviço.
"A empresa esclareceu que está implementando as exigências não cumpridas até agora no contrato". Afirma que, a partir de hoje (27), a Secretaria Municipal de Trânsito fará vistorias na garagem da empresa para a certificação do cumprimento do contrato.
Continua depois da publicidade
Gomes disse que já foram adotadas algumas medidas nos últimos dias, como o maior número de veículos e a adequação dos itinerários. "Esperamos que a empresa possa cumprir o prazo firmado no Judiciário, de 79 dias, contados a partir da data em que o município entrou na fase verde do Plano São Paulo, do Governo do Estado".
Segundo ele, a empresa garantiu que antes deste prazo, a vencer no final de dezembro, serão cumpridos todos os serviços previstos.
"Nossa expectativa é que o contrato seja cumprido e que a população tenha um transporte de qualidade, com tecnologia, com acessibilidade, enfim, um serviço digno à Cidade", salienta.
Continua depois da publicidade
O novo diretor da empresa afirma que já adotaram novas medidas, uma delas foi colocar a frota com 36 veículos e 22 linhas, previsto no contrato. "Todos os ônibus já passaram por limpeza e higienização antes de serem colocados na rua". A frota contará ainda com mais quatro ônibus novos que também serão higienizados.
A empresa está com 11 veículos em manutenção na garagem, mas segundo o diretor, na próxima semana, esses ônibus já estarão em circulação. Outra medida é a instalação do Wi-fi, que não funcionava, mas deve funcionar a partir de segunda-feira (30) nos veículos. E que todos os veículos estão com a acessibilidade em dia.
Gonçalves lembrou que os atrasos nos salários, no vale-refeição, cesta básica e plano de saúde já foram acertados em audiência na Justiça do Trabalho, na última terça-feira (24), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Santos e Região para serem regularizados.
Continua depois da publicidade
O novo diretor explica que, hoje, a empresa Litoral Sul está trabalhando com cerca de 50 motoristas e cinco funcionários do setor administrativo. Eles estão avaliando a necessidade de contratação de mais funcionários a serem selecionados e treinados nos próximos dias.
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO.
O prefeito Marco Aurélio explicou que existe um outro contrato com a J.A. Turismo, a empresa que faz o transporte universitário, mas em razão da pandemia, o serviço está suspenso e já se encontra no final do contrato.
Continua depois da publicidade
A Administração está providenciando uma nova licitação para retomar o serviço assim que reiniciarem as aulas. "Não há pendências financeiras com o contrato desta empresa, já que durante o período da prestação de serviços foi realizado o pagamento", ressalta.
HISTÓRICO.
A empresa Litoral Sul Transportes já opera há 27 anos e 11 meses no município. O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário afirma que a empresa tem 45 veículos em 25 linhas, com 150 funcionários, sendo 110 motoristas, 32 na manutenção e oito no escritório.
Continua depois da publicidade
No último dia 16 deste mês, funcionários da empresa entraram em greve por atrasos nos salários e outros benefícios. Essa foi a quinta greve pelos mesmos motivos, desde 2019.