Desobediência sobre Lei do Silêncio gera multa em Itanhaém

A regra ainda exige que durante o horário das 22 às 7 horas, a emissão de sons não pode ultrapassar 40 decibéis.

Conhecida como Lei do Silêncio, a Lei Municipal nº 4.252 proíbe o volume de sons excessivos. A norma garante o sossego e o bem-estar do público, proibindo, em qualquer horário, ruídos, vibrações, sons ou incômodos, de qualquer natureza, que contrariem os níveis máximos de intensidade fixados pela lei, ou seja, 80 decibéis.

Continua após a publicidade

A regra ainda exige que durante o horário das 22 às 7 horas, a emissão de sons não pode ultrapassar 40 decibéis. Esta fiscalização compete à Guarda Civil Municipal (GCM), que utiliza um aparelho chamado decibelímetro para a medição dos mesmos.

A população deve denunciar a infração pelo telefone 199, da Guarda Civil Municipal, e a desobediência da norma penaliza o infrator com multa no valor de 600 Unidades Fiscais do Município (UFs), o que corresponde a R$ 2.028,00 até o final deste ano e R$2.130,00 no ano de 2019.

Continua após a publicidade

Em caso de reincidência, ou seja, caso a infração se repita no mesmo local em um período de 12 meses, o residente da casa receberá multa em dobro. Porém, se a prática da mesma violação persistir será considerada continuada, e, em casos de infração continuada, a penalidade de multa será aplicada diariamente, até a cessação do ruído.

Independente da aplicação da multa, o agente fiscalizador da GCM poderá solicitar apoio dos demais órgãos de Segurança Pública do Estado, já que o cumprimento desta lei está disposto no artigo 42 do Decreto-Lei Federal nº 3.688, de 3 de outubro de 1941-Lei das Contravenções Penais e Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades nocivas ao meio ambiente.

Continua após a publicidade

VEÍCULO.

Tratando-se de sons e ruídos provenientes de veículos automotores, a sanção será como prevista na Lei Municipal nº 4.204 de 13 de dezembro de 2017. Segundo a legislação municipal, o motorista que ultrapassar o valor máximo permitido (50 decibéis) será notificado para que reduza o volume, e, caso não cumpra a notificação, será autuado. Persistindo o descumprimento da lei, o veículo será apreendido no Pátio Municipal, de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro que prevê ainda infração grave e multa.