Itanhaém

Concurso vai selecionar e publicar textos literários de mulheres em Itanhaém

Inscrições podem ser feitas, de forma online ou presencial, até o dia 30 deste mês. Os melhores textos de mulheres vão ser publicados em livro

Nayara Martins

Publicado em 13/09/2025 às 07:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Beth Bechir divulga o concurso literário aberto a todas as mulheres de Itanhaém / Nayara Martins/DL

Continua depois da publicidade

A Academia Itanhaense de Letras (AIL) está promovendo o concurso “Mulheres Escritoras de Itanhaém”. A ideia da AIL é selecionar os melhores textos literários para serem publicados em um livro lançado ainda este ano. O tema é livre e pode ser desenvolvido em forma de prosa ou em verso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesta primeira edição, o objetivo é incentivar a produção literária de mulheres que buscam na escrita um meio de superação e manifestação artística. E que não tem a possibilidade de divulgar pessoalmente suas obras literárias. Além do concurso literário, a cidade conta também com um concurso que transformará a história do vencedor em um filme.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Histórias de moradores podem virar um filme por meio de concurso em Itanhaém

• Roteiro de um dia em Itanhaém: história e gastronomia em perfeita harmonia

A presidente da AIL, Elizabeth Bechir, explica que esse concurso é destinado a todas as mulheres que residem em Itanhaém e que desejam ser escritoras, mas não tem essa chance.

“É uma oportunidade às mulheres que queiram contar as suas histórias, seja por meio de poesia, história ou conto. Elas podem contar as suas aspirações ou os seus sonhos”, destaca.   

Continua depois da publicidade

Podem participar mulheres residentes na cidade de Itanhaém (mediante comprovante de residência), sem limite de idade ou nacionalidade. Os trabalhos devem ser entregues em língua portuguesa, serem de autoria própria e não terem sido publicados anteriormente.

Já os membros que fazem parte da AIL serão excluídos dessa seleção.     

Beth completa ainda que a Academia está à disposição da comunidade do município.   

Continua depois da publicidade

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 deste mês. Interessadas podem se inscrever por meio de preenchimento de ficha de inscrição e envio de textos.

O envio dos textos pode ser feito por envio de formulário online ou entrega presencial. 

Cada participante pode inscrever até dois textos em prosa ou em verso. E cada um deve ter, no máximo, uma página de até 25 linhas, digitada em folha A4, corpo 12, fonte Arial. Ou podem ser escritos de forma manual.    

Continua depois da publicidade

O preenchimento do formulário e o envio dos textos online podem ser feitos por meio do Google Forms.

Cópias do regulamento e da ficha de inscrição estão disponíveis na Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”, que fica na rua Cunha Moreira, 71, no centro. A entrega dos textos também pode ser feita na biblioteca ou ainda no Gabinete de Leitura “José Rosendo”, no centro.       

A comissão avaliadora será composta de pessoas convidadas pela Academia Itanhaense de Letras. 

Continua depois da publicidade

Se houver dois trabalhos da mesma participante e caso ambos sejam classificados, deve ser considerado somente o que obtiver a maior nota. 

Premiação

As 20 melhores obras de diferentes autoras vão fazer parte de uma coletânea que será publicada pela Academia. 

As autoras selecionadas vão receber um exemplar do livro. Além de certificados que serão entregues a todas participantes. 

Continua depois da publicidade

O resultado e a premiação serão divulgados em data a ser definida pela AIL, em local e horário a serem anunciados ainda este ano.   

Sarau

Na última sexta-feira do mês, dia 26, acontece também o sarau lítero-musical, das 18 às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”, promovido pela AIL. 

Pessoas interessadas em participar podem declamar suas poesias ou prosas sobre temas variados, como a primavera, a independência do Brasil e outros.   

Continua depois da publicidade

O evento é aberto ao público. 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software