X

ABANDONO

Cães e gatos são abandonados no Jardim Jamaica, em Itanhaém

Seis cães e dois gatos foram abandonados pela tutora na rua Lázaro Gomes, no Jardim Jamaica. Prefeitura vai vistoriar o local

Nayara Martins

Publicado em 03/03/2023 às 14:02

Atualizado em 03/03/2023 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dos seis cães que estão nas ruas, quatro aparentam ser mais novos, e estão sem comida ou água e à espera da tutora / Nair Bueno/ DL

Seis cães e dois gatos estão em situação de abandono, no bairro Jardim Jamaica, em Itanhaém, há mais de uma semana. A denúncia foi feita ao Diário Online, no dia 1º de março, por uma veranista que possui casa de temporada no mesmo bairro.

Segundo a veranista, que preferiu não se identificar, os cães ficaram nas ruas porque a tutora dos animais foi despejada da casa. Após isso, ela os abandonou na casa onde morava, localizada na rua Lázaro Gomes esquina com a linha férrea, do lado praia.

A reportagem do Diário do Litoral esteve no local para constatar a situação dos animais que estão abandonados. Eles ficam pela rua, mas também acabam entrando na casa onde moravam e que agora está vazia.   

Dos seis cães que estão nas ruas, quatro aparentam ser mais novos, mas todos estão sem comida ou água e à espera da tutora.

Conforme o relato de duas vizinhas Edna Veríssimo e Cleo Pereira, que moram na mesma rua, os seis cães e dois gatos estão nas ruas há mais de uma semana, durante o dia e à noite.

“É uma preocupação constante para todos os vizinhos, pois eles estão com bastante fome e sede. Estamos dando ração e água na calçada para ajudar”, explicou a dona de casa Edna.

Ainda segundo Cleo, elas não têm condições de ficar com esses animais, pois outros bichos também foram abandonados no bairro e elas já acolheram dois cães.

Outro problema, segundo as moradoras, é que o bairro possui várias casas de veraneio. “Alguns veranistas que passam férias na praia, acabam indo embora e abandonando os animais de estimação nas ruas do bairro, em Itanhaém”, completa.

Prefeitura

O secretário de Meio Ambiente de Itanhaém, César Ferreira, informa que o abandono de animais é considerado crime de maus tratos, previsto na lei federal 9605/2008, artigo 32, parágrafo 1ª. E diz que vai solicitar uma vistoria da equipe do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal ao local.    

“Em caso de ato de maus tratos, ao se tratar de cão ou gato, a pena de reclusão é de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. Quem faz a denúncia deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia para noticiar o crime”, alerta.  

Diz ainda que, após o registro do BO na polícia civil, as denúncias devem ser feitas também no portal da prefeitura ou ir pessoalmente ao Departamento de Proteção e Bem Estar Animal.

Após o registro da denúncia, o fiscal e a veterinária vão até o local para apurar o caso e levantar os dados do proprietário do imóvel ou do locador, que são encaminhados à delegacia para fazer a investigação. A prefeitura também emite multa de crime ambiental.

O secretário explica que nenhuma prefeitura recolhe os animais de rua saudáveis por serem parte da fauna urbana.

“Os casos a serem resgatados ao abrigo são os que são vítimas de maus tratos ou animais abandonados em situação de risco de vida, conforme o critério técnico da veterinária da prefeitura”, frisa.

Mas que existem casos que a equipe pode fazer o tratamento do animal no local, onde é prestado um auxílio pelo veterinário. “A cidade tem um problema de abandono recorrente e são estipulados alguns critérios técnicos para os casos mais graves”.

Afirma que são resgatados, em média, 30 animais por mês e feitas cerca de 200 castrações ao mês, no município. A prefeitura firmou contrato com a ONG Desporto e Saúde Animal para Todos, em julho do ano passado, para ações de resgate de animais em situação de maus tratos, castrações, entre outras. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter