X

ITANHAÉM

Artista expõe esculturas de areia na Pinacoteca em Itanhaém

Exposição mostra nove esculturas de areia, sobre personagens dos anos 80 e 90, e vai até 5 de fevereiro

Nayara Martins

Publicado em 29/01/2023 às 10:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Homem Aranha, Mulher Maravilha e o Batman podem ser vistos em uma única peça em areia / Nair Bueno/ DL

"Uma viagem ao passado". Esse é o tema da exposição das esculturas de areia feitas pela artista Renata Louzada, na Pinacoteca Municipal de Itanhaém. A exposição pode ser vista até o dia 5 de fevereiro, no centro histórico da Cidade. 

Renata explica que o tema é uma homenagem à sua mãe, que faleceu recentemente. "Resolvi fazer uma viagem ao passado, voltando à infância, com imagens de personagens dos anos 80 e 90, e que fazem parte da minha infância e de várias pessoas". 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre eles, estão o Garfield, o Homem Aranha, a Mulher Maravilha, o Batman, o Barba Negra, entre outros. 

No total são nove esculturas, feitas de areia e água, incluindo uma placa em homenagem à sua mãe. Na entrada da Pinacoteca estão as esculturas do Popeye e, ainda, uma tartaruga marinha e um boto que anunciam a exposição ao público. 

"A ideia de fazer a exposição na Pinacoteca, foi porque muitas pessoas não vão até a Praia do Sonho. Já no centro é um local mais visitado por turistas e moradores", explica. 

Segundo ela, as crianças também conhecem todos os personagens. Existe ainda um cantinho em uma caixa de areia para as crianças brincarem. "Elas podem se divertir e fazer alguma escultura, além de manter as demais obras". 

Oficinas 

Renata continua com as oficinas de escultura "Mulheres de Areia" gratuitas, na praia do Sonho, aos sábados e domingos, das 14h às 18 horas, até domingo (29), que faz parte da programação "Verão Itanhaém 2023", em parceria com a prefeitura do município. 

A partir de fevereiro, as aulas prosseguem ao público adulto e infantil, sempre aos sábados, no mesmo local. 

Ela começou a dar as aulas de escultura na areia em 2020, na praia do Sonho. Porém, a artista já ensina a fazer as obras desde o ano de 2014. Renata também trabalha com pinturas e restauração de peças e imagens sacras. 

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos de Renata Louzada pode acessar o Instagram @esculturaemareia. 

Encontro internacional

O 1º Encontro Internacional de Escultura em Areia de Itanhaém acontece no próximo dia 31 e dia 1º de fevereiro, na praia dos Pescadores, conhecida como Prainha. O evento conta com a presença do artista internacional Oscar Arena, do Paraguai, e da escultora Renata Louzada, que estarão fazendo as esculturas na Prainha.   

Já na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, haverá uma homenagem à Iemanjá, no mesmo local. Iemanjá é considerada a mãe dos orixás e a rainha do mar, nas religiões Candomblé e Umbanda. 

Serviço: A exposição "Uma viagem ao passado", com esculturas de areia pode ser vista até o dia 5 de fevereiro, de terça-feira a domingo, no horário das 11h às 20 horas, na Pinacoteca Municipal, no centro histórico de Itanhaém.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter