Itanhaém

Alunos das escolas de Itanhaém participam do projeto "A cidade da gente"

Estudantes da rede municipal vão elaborar um livro sobre os patrimônios históricos, culturais e ambientais da cidade

Nayara Martins

Publicado em 23/08/2025 às 07:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alunos visitam pontos históricos como o Convento, a Igreja Matriz e o Museu Conceição, em Itanhaém / Divulgação

Continua depois da publicidade

Conectar o passado com o tempo presente e ajudar a criar uma identidade cultural marcante para Itanhaém. Essa é a proposta do projeto “A cidade da gente” que vai contar com a participação de alunos e professores do ensino fundamental, das escolas da rede municipal de Itanhaém. Eles vão elaborar um livro sobre os patrimônios históricos, culturais e ambientais da cidade. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O livro “Itanhaém - A cidade da gente”, após ser publicado, terá a doação de 1700 exemplares para o uso didático aos alunos nas escolas da rede municipal de ensino de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cervantes promete equilíbrio fiscal e obras estruturantes até 2028 em Itanhaém

• Prefeitura realiza força tarefa para inibir invasão em Itanhaém

• Semana do Patrimônio Cultural promete atrair bom público em Itanhaém

O livro já está em produção por docentes e alunos das escolas da rede pública. Entre os 10 temas contemplados no projeto estão: o bairro Belas Artes, o Centro Histórico de Itanhaém, a Cultura Caiçara e os diversos aspectos de seu rico patrimônio ambiental.

O processo de desenvolvimento dos temas conta com a participação de professores e estudantes de 10 escolas do ensino fundamental do município. Cada unidade é responsável por um capítulo. 

Continua depois da publicidade

Tem a parceria de um escritor e uma ilustradora profissionais que vão dar a forma final a essa narrativa coletiva, preservando o protagonismo da criação dos alunos. 

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Chrys Magalhães, afirma que o projeto “A cidade da gente” permite a integração de professores e alunos com espaços importantes da cidade, que promovem a educação patrimonial e ambiental e, ainda, a centralidade da natureza na formação do povo caiçara.

Aprendizado

Na opinião da vice-diretora da EM Silvia Regina Schiavon Maraska, Fabrícia Torres, o projeto permite um aprendizado muito rico aos alunos. 

Continua depois da publicidade

“Hoje eles podem contar a história da própria Cidade. Além de conhecer de perto os pontos históricos e participar de um livro sobre Itanhaém”.    

A professora de Língua Portuguesa Agnes Cássia Grilo explica que o material está sendo trabalhado com os alunos do 9º ano D, desde o mês de maio. O tema é referente ao Centro Histórico. 

“Na primeira etapa houve uma pesquisa sobre os pontos turísticos do centro histórico – o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, o Museu Conceição, o Gabinete de Leitura e o Beco de Santana. E elaboraram folders com as informações dos pontos turísticos”, frisa.

Continua depois da publicidade

Além de uma visita guiada pelo professor Ivan, onde os alunos conheceram de perto os pontos históricos no centro.

Na segunda etapa, os alunos fizeram uma dissertação com a opinião sobre a importância de conhecer e preservar os monumentos históricos. E na última etapa eles vão escrever poesias sobre os locais. 

“Tivemos a oportunidade de conhecer esses pontos que são os mais bonitos da Cidade”, frisou o estudante Italo Matias, de 14 anos.

Continua depois da publicidade

Já na EM Professor Walter Arduini, no bairro Gaivota, o diretor José Eder conta que são os alunos do 5º ano A, com a professora Aurea, que participam do projeto. O tema é sobre o meio ambiente. 

A primeira etapa foi marcada com uma visita de campo ao Rio Piaçaguera, onde os alunos conheceram de perto suas características e curiosidades apresentadas pela assessora de educação ambiental Carol Peres.

A turma recebeu a visita dos especialistas Gabriel Boralli e José Souza Santos que falaram sobre o papagaio-de-cara-roxa, ave típica da Mata Atlântica encontrada entre Mongaguá e Paraná, e que tem no bairro Gaivota um dos pontos de observação.

Continua depois da publicidade

“A gestão da unidade escolar acredita que o projeto “A cidade da gente” mostra a importância de unir conhecimento, identidade local e imaginação. Mais do que aprender sobre o território, os alunos estão se reconhecendo como parte dele e desenvolvendo o senso de pertencimento e responsabilidade com a preservação da natureza e da cultura da nossa Cidade”, destaca o diretor.            

Lançamento

O material feito pelos alunos deve ser entregue no início de setembro à editora. O lançamento do livro deve ser no dia 1º de dezembro, no Teatro Eva Wilma, em Itanhaém. 
O livros vão ser distribuídos aos estudantes nas escolas da rede municipal e também na Biblioteca Municipal “Paulo Bomfim”.   

O projeto faz parte da coleção “A cidade da gente” que já tem livros publicados sobre outras 37 cidades do País. 

Continua depois da publicidade

Idealizado pela editora Olhares, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com recursos do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo (Proac) e o patrocínio da Neoenergia Elektro.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software