Estudante Murilo, de Itanhaém, conquista vaga em faculdade de Medicina / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Murilo Costa Dominiscki Luz, estudante de Itanhaém, de 18 anos, é um bom exemplo de determinação e foco nos estudos. Vindo de escolas da rede municipal de ensino, ele foi aprovado no curso da faculdade de ciências Médicas de Santos, com bolsa integral, além de outras universidades públicas como a USP, Unesp e Unicamp, no curso de Engenharia Civil.
Murilo explica que foi graças à nota do Enem que ele conseguiu ser aprovado em Medicina e em três universidades estaduais de São Paulo. A sua nota do Enem foi a média de 740, sendo melhor em Matemática e Redação.
Continua depois da publicidade
“Não tinha a pretensão de cursar Medicina até fazer a prova do Enem, pensava em cursar Arquitetura ou Engenharia Civil. Mas ao ver que minha nota havia sido muito boa, decidi fazer Medicina, um dos cursos mais concorridos”.
E completa “sempre gostei muito dessa área e tenho uma tia que trabalha na área da Saúde, além de gostar bastante de ajudar as pessoas”.
Continua depois da publicidade
Ele conseguiu uma bolsa integral até o final do curso, durante seis anos.
Murilo explica que começou a se preparar a partir de junho de 2025. E fazia algumas provas antigas e vídeo aula para recuperar os conteúdos.
Ele estudava todos os dias, em períodos noturnos. E, ainda, nos feriados e aos finais de semana, de 8 a 10 horas ao dia.
Continua depois da publicidade
Concluiu o ensino médio na Etec, de Itanhém, onde fez o curso de Administração, em dezembro de 2025. Já havia passado no Vestibulinho da Etec em 1º lugar.
Murilo foi aluno da rede municipal desde a educação infantil até o ensino fundamental.
Ele iniciou sua vida escolar na EM Luiz Gonzaga, onde estudou na educação infantil até os dois primeiros anos do Fundamental. E do 3º ao 9º ano, o estudante conclui o Fundamental na EM Harry Forssell, no Jardim Oásis.
Continua depois da publicidade
“Sou grato e tenho carinho pela escola Harry Forssell, pois aprendi bastante com os professores”, salienta.
Murilo ainda obteve ótimos resultados ao participar das Olimpíadas de Matemática, com alunos das escolas públicas de todo o País, nos anos de 2019, 2021 e em 2022.
Em 2019, no 6º no, ele conseguiu uma menção honrosa na prova. Já no ano de 2020 não houve a competição devido à pandemia.
Continua depois da publicidade
E em 2021, no 8º ano, Murilo conquistou a medalha de prata. No ano de 2022, no 9º ano, ele conseguiu a medalha de ouro, em nível nacional.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Chrys Magalhães, fala sobre a conquista do estudante.
“Murilo é um daqueles alunos de escola pública com uma trajetória de conquistas inspiradoras. Na rede municipal ele conquistou inúmeras Olimpíadas e acesso a Etec. E foi na escola Harry Forssell, com a dedicação, ensino e empenho do grupo de professores, que boa parte deste aprendizado foi construído e isso é motivo de muito orgulho. Pelas conquistas dele, pelo empenho dos docentes e o apoio e presença das famílias”.
Continua depois da publicidade
Murilo e sua avó Ivone estão felizes ao conquistar a vaga na Medicina / Nayara Martins/DLMurilo destaca que o incentivo da família foi fundamental para sua dedicação aos estudos.
“Desde pequeno sempre recebi o incentivo a estudar por parte dos meus pais e meus avós, além de ter 100% de presença nas aulas. Tenho vários diplomas de anos por não ter uma falta na escola. Meu pai sempre me levava, mesmo em dias de chuva. Ele me aconselhava que somente com estudo iria conseguir avançar na vida”, salienta.
O pai de Murilo é professor de Educação Física, além de ter outros parentes na área da Educação.
Continua depois da publicidade
Ele elogia a equipe da EM Harry Forssell pelo incentivo ao estudo.
Entre os professores que marcaram sua vida estão Tiago Telles, de Matemática, que realizava várias competições entre os alunos. E a professora Luciene Sacone, de Matemática, que também o incentivou a estudar.
Murilo quer agora se dedicar à faculdade de Medicina, em período integral. Ele deve ir e voltar de Itanhaém a Santos, todos os dias.
Continua depois da publicidade
Após os seis anos de curso, ele deve escolher a especialização, mas ainda não decidiu qual a área. “Acredito que vou escolher fazer Radiologia ou Pediatria, mas ainda vou pensar bem para definir”.