O evento será aberto ao público em geral / Divulgação
Continua depois da publicidade
“Abraço Cultural na Estação”. Esse é o nome do evento que vai acontecer neste domingo (21), a partir das 13 horas até às 19 horas, na antiga estação ferroviária, em Itanhaém. A ideia do Coletivo Besouro, idealizador do Abraço Cultural, é criar um evento para celebrar a chegada da primavera, dando um abraço artístico e cultural na antiga estação de trem de Itanhaém.
O evento será aberto ao público em geral.
Continua depois da publicidade
Esta 1ª edição do evento vai reunir mais de 25 artistas e artesãos da Cidade, entre eles, artistas visuais, desenhistas, fotógrafos, ilustradores, artistas plásticos, tatuadores, grafiteiros, músicos e produtores culturais. Além de artesãos e aldeias indígenas com artesanatos tradicionais.
O produtor cultural Chico Forlenza explica que o objetivo do evento é reunir os diversos artistas da Cidade. “Nossa intenção é de promover um encontro fora do virtual e de se conhecer de forma presencial e trocar ideias”, salienta.
Continua depois da publicidade
“A ideia é aglutinar os mais variados segmentos artísticos, de diversos movimentos e coletivos, de maneira horizontal, além de colocar o pessoal em convergência e união”, completa o comerciante André Stuchi de Almeida.
Haverá ainda um palco onde se apresentarão vários estilos de apresentações musicais da região.
André lembra que a ideia de ocupar a Estação com eventos culturais surgiu há algum tempo, em parceria com Chico Forlenza.
Continua depois da publicidade
“Tivemos a feliz coincidência de descobrir que já havia um projeto de ocupação do espaço da estação. Com o término das reformas, as secretarias de Cultura e Turismo do município pretendem promover eventos no local”, revela.
André de Almeida, proprietário da Cafeteria “Delícias da Villa”, já promove diversos saraus e eventos culturais na cafeteria há alguns meses.
Entre os diversos segmentos que estarão presentes durante o evento destacam-se a Feira Agroecológica do Coletivo Morro das Panelas, de Peruíbe e de produtores agrícolas da região, com frutas, verduras e legumes orgânicos.
Continua depois da publicidade
Haverá o Meliponário (Alexandre do mel) e outros produtos do apiário.
E o coletivo Bazar dos Animais estará com doações de filhotes de cães e gatos.
E ainda uma ação ambiental com a entidade Ecosurf, de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
No palco, a animação ficará por conta de apresentações de grupos e bandas musicais com cantores da cidade. Entre eles Marcy Santos, Laboratório de música, João Luiz – Tributo aos Beatles, Paulo Bocatto, WG Castro, Don Policarpo, Thiago Talamonte e o grupo Seresteiros de Itanhaém.
Além de várias exposições com trabalhos de artistas e artesãos da Cidade. Já estão confirmadas mostras de fotografias de membros do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (Cofit) e trabalhos dos artistas Elisa Murgel, Marcos Meneghessi, Paulo Uras, Thamires Bibi, Ana.arts, Chico Forlenza, Lado Deká, Lucas Deká, entre outros.
O público poderá conferir ainda os artesanatos indígenas, das aldeias Nhanderê Koá, Tangará e Ka´aguy Mirim, de Itanhaém.
Continua depois da publicidade
A promoção é do Coletivo Besouro, formado por André Stuchi de Almeida e o produtor cultural Chico Forlenza. E o apoio é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da prefeitura de Itanhaém.