X

Guarujá

Unidades de saúde entram na campanha Julho Amarelo, a partir desta segunda (16)

Neste ano, o foco é chamar a atenção na testagem para hepatite C

Da Reportagem

Publicado em 13/07/2018 às 14:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir da próxima segunda-feira (16), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá entram na campanha Julho Amarelo. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento às hepatites.

As ações no Município prosseguem até o dia 31, com palestras, testagens, orientações, entre outras atividades. O Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais é no dia 28 de julho, data instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo explica a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids/Hepatites da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Helena Rodrigues, "o objetivo da Prefeitura é intensificar, principalmente a testagem para hepatite C, já que esta é uma doença silenciosa e tem cura".

A campanha Julho Amarelo é uma proposta do Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) dao Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP e envolve intensificação da testagem para hepatite C, com foco nos maiores de 40 anos. O maior desafio, principalmente nessa população, é o diagnóstico da doença.

Só no ano passado foram realizados na Cidade, aproximadamente 4 mil testagens (teste rápido para todas as hepatites). Neste ano até o momento, são mais de 700 testes já feitos. Já com relação ao exame de sorologia (anti-HCV), o total em 2017 foi de mais de 13 mil realizados.

Segundo dados do Programa Estadual estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que quase 400 mil morrem todo ano, por conta de complicações em função da doença.

O Ministério da Saúde destaca que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C., o que corresponde a, aproximadamente, 1 milhão de pessoas. Deste modo, a estimativa é de que cerca de 700 mil pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter