X

Guarujá

TCE/SP julga legalidade nas contratações temporárias do Governo Antonieta

O processo 00001271.989.17-0 é referente às contratações de professores e guarda-vidas temporários em 2015

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2017 às 17:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

TCE/SP julga legalidade nas contratações temporárias do Governo Antonieta / Matheus Tagé/DL

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) julgou que as admissões de pessoal por tempo da Prefeitura de Guarujá no ano de 2015, durante gestão da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito, atendem aos princípios da legalidade. O processo 00001271.989.17-0é referente às contratações temporárias para as funções de Professores de Educação Básica (PEB) III para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia e História, e Guarda Vidas Temporários.

De acordo com o relatório da fiscalização do TCE/SP há regularidade na matéria, já que foram atendidos os princípios que regem o certame seletivo, em especial porque foi comprovada a necessidade temporária e de excepcional interesse público nos serviços contratados. A situação emergencial, assim como sua excepcionalidade, são preconizadas no Inciso IX do Artigo 37 da Constituição Federal. Foi atestado ainda pelo TCE/SP que a medida cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com a ex-prefeita Maria Antonieta de Brito, a Câmara Municipal encaminhou para o caso ao Tribunal, que proibiu a Prefeitura de fazer as contratações temporárias. “Isso foi um grande prejuízo para a nossa rede municipal de Educação rede porque muitos professores deixaram de tirar suas licenças-prêmio, que é um direito, porque não tinham substitutos. Outros estavam em licença por motivos de saúde ou tinham faltas pontuais e não tínhamos substitutos para suas aulas. A figura dos temporários foi muito importante, sendo uma alternativa para evitar que as crianças ficassem ociosas, melhorar o Ideb e aumentar a qualidade de ensino da nossa rede. Agora, ter esta decisão do Tribunal, é uma grande vitória”, avalia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter