Programa Saúde na Escola leva conscientização aos alunos da rede municipal

A Prefeitura promoveu a atividade aos mais de 120 alunos dos 8º e 9º anos, da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente

Comentar
Compartilhar
20 ABR 2018Por Da Reportagem14h53
A Prefeitura promoveu a atividade aos mais de 120 alunos dos 8º e 9º anos, da Escola Municipal Lucimara de Jesus VicenteFoto: Divulgação

Gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis (IST) foram temas de mais um ciclo de palestras que irá percorrer as escolas municipais de Guarujá. Na última quinta-feira (19), a Prefeitura promoveu a atividade aos mais de 120 alunos dos 8º e 9º anos, da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente.

Ministrada pela coordenadora de Saúde da Mulher, a ginecologista Adriana Araújo, a palestra aconteceu no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega, no bairro do Santa Rosa. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, prestigiou o evento, que é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.

Adriana Araújo iniciou sua fala trazendo a sua realidade de pacientes atendidas. "Já atendi muitas jovensde 18 anos, que já estão no seu segundo filho. A gravidez na adolescência é um problema grave". Conforme dados de 2011 do Ministério da Saúde, foram 533.103 nascidos de jovens com idade entre 15 e 19 anos.

A ginecologista apontou as complicações de uma gravidez precoce, falou sobre as causas mais prováveis com relação à gravidez, e também sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST). São eles: a falta de diálogo em casa, atividade sexual precoce, banalização do sexo e a falta de informação aos métodos contraceptivos. Outro aspecto importante discutido por ela foi o papel das unidades de saúde, através dos testes rápidos, para identificação de possíveis infecções.

A diretora de programas educacionais estratégicos da Prefeitura, Camila Buck, agradeceu ao chefe do Executivo pelo incentivo. "Diariamente, ele nos dá o suporte necessário para que possamos desenvolver mais trabalhos em prol dos nossos alunos".

Na oportunidade, o prefeito falou da sua preocupação com a saúde pública. "Aproveitem qualquer oportunidade de ensinamentos. Hoje estamos fazendo a prevenção em saúde e a informação é fundamental e não tem preço. Por outro lado, a saúde tem custos, já que temos uma Cidade com mais de 300 mil habitantes, sendo cerca de 250 mil destes, dependendo do Sistema Único de Saúde (SUS)", enfatizou.

Confira o cronograma da atividade na rede municipal:

Às 10 horas

26/04 – EM Gladston Jafet (Vila Lígia)

17/05 – EM Benedito Cláudio (Vila Alice)

18/05 – EM Professora Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos IV)

24/05 – EM Benedicta Blac Gonzalez (Perequê)

25/05 – EM Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos II)

28/05 – EM Lúcia Flora (Jardim Progresso)

21/06 – EM Dirce Valério (Jardim Tejereba)

22/05 – EM Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha)

28/06 – EM 1º de Maio (Jardim Boa Esperança)

29/06 – EM Francisco Figueiredo (Santa Clara)