Professores recebem capacitação do Programa 'Educação Viária é Vital'

40 professores de 21 unidades municipais de educação infantil (entre pré-escolas e núcleos) participaram de capacitação do programa

Comentar
Compartilhar
10 AGO 2018Por Da Reportagem12h41
40 professores de 21 unidades municipais de educação infantil (entre pré-escolas e núcleos) participaram de capacitação do programa40 professores de 21 unidades municipais de educação infantil (entre pré-escolas e núcleos) participaram de capacitação do programaFoto: Divulgação/PMG

Permitir que os alunos pesquisem as condições de circulação viária de suas escolas e comunidades, tendo como eixos a educação e o trânsito. Este é o intuito do Programa "Educação Viária é Vital", uma parceria da Prefeitura de Guarujá, com a Fundação Mapfre.

E na última quinta-feira (9), 40 professores de 21 unidades municipais de educação infantil (entre pré-escolas e núcleos) participaram de capacitação do programa. A ação foi viabilizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) e aconteceu no Hotel Vicino Al Mare, na Enseada.

O Programa é uma ação educativa, que envolve os alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária de suas próprias escolas e também das comunidades de sua região. O foco é incentivar os alunos a implementar ações que contribuam para a melhora da circulação da Cidade, para que seja mais segura e eficiente.

Uma das formadoras do Programa, Dolores de Paula Gonçalves, conta como aconteceu a capacitação em Guarujá. "Além de apresentarmos a proposta da Mapfre e de como o Programa pode contribuir na diminuição no número de acidentes de trânsito". Ela ressalta ainda que o "Educação Viária é Vital" quer atingir os alunos e, depois, os pais e responsáveis.

"As crianças acabam observando mais se o pai usa a faixa de pedestre e como está a sua cidade".  Ainda sobre a capacitação, os professores de Guarujá puderam discutir o que é um espaço público, mobilidade urbana, além das causas e consequências dos acidentes de trânsito. 

O público alvo da formação são os professores de ensino fundamental da rede municipal, para que desenvolvam em suas escolas, projetos relacionados ao tema. O objetivo é que esses educadores sejam agentes multiplicadores das ações, a serem desenvolvidas com os alunos. A próxima etapa será um curso de ensino à distância (EAD), com demais professores da rede municipal.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, Renato Pietropaolo, fala da importância do Programa e que ele culmina com a proposta da Administração Municipal. "O prefeito, Válter Suman sempre ressalta a importância de desenvolver as consciências ambiental, de saúde e de educação. E o "Educação Viária é Vital" vem ao encontro do que queremos despertar nos alunos da rede municipal, além de contribuir para formar verdadeiros cidadãos".

O programa possui ainda uma plataforma online (http://educacaoviariaevital.com.br) de modo a incentivar discussões acerca do tema em sala de aula, por meio de um ambiente virtual, promovendo assim intercâmbio de conhecimento e experiências, entre educadores e equipe pedagógica da Fundação.