X

Guarujá

Prefeitura resgata torneios escolares com a 1ª Olimpíada Estudantil Municipal

O evento teve como convidada especial a ex-jogadora de vôlei, campeã olímpica e mundial Hélia Rogério, conhecida como 'Fofão'

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2018 às 14:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mascote da Olimpíada é apresentado / Helder Lima/PMG

Os torneiros esportivos estão de volta à rede municipal de ensino de Guarujá. Na última terça-feira (7), a Prefeitura deu o pontapé inicial nesse resgate, com a realização da 1ª Olimpíada Estudantil Municipal. A abertura oficial ocorreu no Centro Esportivo Duque de Caxias, o Ginásio do Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/nº - Jardim Tejereba).

A cerimônia contou com a presença da ex-jogadora de vôlei, medalhista olímpica e campeã mundial Hélia Rogério, a "Fofão". Além de sua trajetória esportiva, a ex-atleta falou da importância da integração entre a escola e o esporte, deixando uma mensagem de incentivo aos alunos guarujaenses.

"Fui descoberta na escola o que me motivou muito porque eu nem sabia que poderia ser uma atleta. E tudo começa na escola, de lá podem sair grandes atletas e grandes pessoas. Então, quando a oportunidade aparece você tem que aproveitar, porque ela pode ser única", contou Fofão.

A 1ª Olimpíada Estudantil Municipal reúne cerca de 1.250 alunos, que representam 26 unidades do ensino fundamental I e II da rede municipal. O evento também teve o desfile das unidades participantes, e hinos cantados pelo coral das escolas Ivonete da Silva Câmara (Jardim Conceicãozinha), Benedito Cláudio (Jardim Santa Maria) e Lúcia Flora (Jardim Progresso).

Orgulhoso com a realização da Olimpíada, o prefeito da Cidade, Válter Suman, lembrou da época em que era estudante. "No meu tempo gostava muito de praticar esportes. Quando pequeno cheguei a participar de olimpíadas escolares. Parabéns a todos os envolvidos neste grandioso evento. Quem ganha com essa realização é a Cidade e vocês, alunos", declarou.

Na terça-feira (7), também rolou o primeiro jogo da Olimpíada Estudantil, com a modalidade futsal masculino, pela categoria sub15. A partida foi entre as escolas Dirce Valério (Jardim Tejereba) e Francisco Figueiredo (Santa Clara). Subdividindo os estudantes conforme a sua respectiva faixa etária, a Olimpíada ocorre em duas etapas. A primeira é direcionada aos 850 alunos do Ensino Fundamental II, que corresponde às turmas do 6ª ao 9º ano – compostas por jovens de 11 a 15 anos de idade.

Estes disputam os jogos de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, futebol, xadrez e tênis de mesa. Além disso, também podem participar da Modalidade Demonstrativa, onde os estudantes podem realizar apresentações esportivas e culturais. São apresentações de dança, capoeira e afins. A primeira etapa se estende até o dia 29 de agosto.

Intitulada Festival Esporte-Recreativo, a segunda etapa ocorre em outubro e terá a participação dos 400 estudantes do Ensino Fundamental I.  Na oportunidade, as crianças que têm entre 8 e 10 anos de idade poderão participar de uma série de atividades recreativas, incluindo mini-atletismo, xadrez e futebol. A iniciativa será realizada no Forte dos Andradas (Rua Horácio Guedes Barreiros, S/N – Tombo/Jardim Guaúba).

"Parabéns a todos por esta grande Olimpíada Estudantil. Valeu a vocês profissionais da rede e alunos por abraçarem esta ideia. Este era um antigo pedido do nosso prefeito, que hoje se concretiza neste grandioso evento, do qual nossos alunos merecem nosso comprometimento", destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, Renato Pietropaolo.

Mascote da Olimpíada é apresentado

Outros momentos marcaram a Olimpíada. Teve demonstração de habilidades, enterradas de basquete, muita dança e show de embaixadinhas. Na oportunidade foi apresentado o mascote da Olimpíada: o dragão Mobrý. O desenho que ganhou forma real é fruto de um concurso desenvolvido na rede municipal que teve como ganhadora, a aluna Yuli Rodrigues Ikehara, do 9º ano da EM Lucimara de Jesus (Santa Rosa). "Estou bem feliz por ganhar o concurso de desenho. Gosto muito de mangás e pensei em fazer um dragão porque o mapa de Guarujá é em formato de um dragão", contou Yuli. 

"Parabéns a todos por esta grande Olimpíada Estudantil. Valeu a vocês profissionais da rede e alunos por abraçarem esta ideia. Este era um antigo pedido do nosso prefeito, que hoje se concretiza neste grandioso evento, do qual nossos alunos merecem nosso comprometimento", destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, Renato Pietropaolo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter