Guarujá

Prefeitura presta auxílio às famílias que tiveram casas atingidas pelas fortes chuvas

Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas

Da Reportagem

Publicado em 08/12/2022 às 12:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A região mais atingida foi a da Enseada / Helder Lima/ Prefeitura de Guarujá

Continua depois da publicidade

Desde a manhã da última quarta-feira (7), equipes da Prefeitura de Guarujá prestam auxílio e orientações às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo temporal que caiu na madrugada de terça para quarta-feira. A Defesa Civil do Município já esteve nas residências fazendo vistorias e não constatou danos estruturais. Foram feitas orientações gerais para um retorno seguro das pessoas às suas moradias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A região mais atingida foi a da Enseada. Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Corpo de homem é encontrado com sinais de espancamento em Guarujá

• PAT Guarujá tem 11 vagas de emprego nesta quinta

• Aluno de Guarujá recebe medalha de bronze da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) realizou o cadastro de 78 famílias que tiveram suas casas alagadas ou afetadas pela chuva, na comunidade do Areião. Foi oferecido aos que não tinham condições de retornar para suas residências a unidade de Acolhimento Municipal, mas as famílias preferiram ir para casa de amigos e parentes. Além disso, foram fornecidos alimentos, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e também colchões, pela Sedeas.

Na manhã desta quinta-feira (8), foi montada uma base da Sedeas no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias Prof. Carlos César Fernandes Garcia (End.: Rua Iracema, s/nº – Parque Enseada), para cadastro das famílias e orientações.

Continua depois da publicidade

Um caminhão da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) realiza a retirada dos entulhos e materiais danificados das ruas, bem como das casas atingidas, que estão abaixo do nível da rua, desde a tarde de quarta-feira (7). Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) atuam desde quarta-feira na canalização externa e abertura de valas para ajudar a acelerar o escoamento de água na região.

Acumulado de chuva surpreende
O acumulado de chuva das últimas das últimas 24h está em 63,5 mm. Já o das ultimas 72 horas é de 108 mm. O acumulado mensal encontra-se em 139,5 mm, mas o volume verificado para o curto espaço de tempo, especialmente na região da Enseada, onde se encontra a comunidade do Areião, surpreendeu os técnicos da Defesa Civil do Município.

Na manhã desta quinta-feira (8), a cidade amanheceu com céu azul e não há previsão de chuvas para os próximos dias. Entretanto, a média prevista para o mês de dezembro é de 213,1 mm.

Continua depois da publicidade

Doações
Quem puder encaminhar doações às famílias atingidas pelo temporal pode procurar a sede do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549, no Centro). Já as famílias que necessitam de doações e emissão de novos documentos estão sendo orientadas a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640.

Investimentos
Nos últimos seis anos, foram investidos mais de R$ 290 milhões em obras de infraestrutura em Guarujá, que contemplam, entre outras, melhorias da rede de drenagem, execução de novas redes e galerias. Além destas ações, a Seurb e Seinfra também realizaram diversos serviços para aprimorar o sistema de drenagem municipal.

Existem ações com foco exclusivo na drenagem, tais como limpeza e desassoreamento de canais, obtenção de recursos para a atualização do Plano de Macrodrenagem e uma das principais obras da administração: a Macrodrenagem da Bacia do Rio Santo Amaro. A busca por recursos extraorçamentários para investimento em obras de infraestrutura/drenagem, somam mais de 780 milhões.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software