Cotidiano

Prefeitura de Guarujá realiza ações preventivas nos morros

Intervenções estão em andamento e vão passar pelos morros da Bela Vista, Engenho, Cachoeira, Vila Júlia, Vale da Morte, Vila Baiana, Barreira do João Guarda entre outros pontos; ações de zeladoria estão a cargo da Seurb

Da Reportagem

Publicado em 22/08/2022 às 14:22

Compartilhe:

Os serviços estão a cargo da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Tendo como foco a mudança de estação (Primavera/Verão) e as chuvas de maior intensidade, a Prefeitura de Guarujá está intensificando os serviços de limpeza nas valas dos morros da Cidade, a fim de evitar a disposição irregular de lixo e o acúmulo de resíduos, como forma de prevenir o assoreamento das redes pluviais. Os serviços estão a cargo da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb).

A limpeza, realizada por uma equipe de 20 trabalhadores, está contemplando os morros da Bela Vista (Macaco Molhado), Engenho, Cachoeira, Vila Júlia, Vale da Morte, Vila Baiana, Barreira do João Guarda, entre outros locais de difícil acesso, onde a Seurb realiza a coleta de lixo domiciliar, de segunda-feira a sábado, ajudando  assim, a destinação correta ao lixo gerado pela população que ocupa as referidas áreas

De acordo com o secretário-adjunto de Operações Urbanas, Joel de Souza Santos, o trabalho nos morros é realizado a cada quadrimestre ou quando há necessidade emergencial, sobretudo na transição entre estações, período em que acontecem mudanças rápidas nas condições climáticas, com maior ocorrência de chuvas fortes.

 "Estamos fazendo, também, um trabalho preventivo quanto ao assoreamento de bueiros e de galerias de águas pluviais, pois essa ação colabora para reduzir os alagamentos quando ocorrem intensas chuvas", destaca.

Limpeza e coleta em locais de difícil acesso
A Prefeitura de Guarujá vem intensificando a limpeza urbana em áreas de difícil acesso. Além dos morros, a coleta manual opera em várias áreas da Cidade. Com o apoio de equipamentos e de um caminhão da coleta regular, 22 localidades são atendidas de segunda-feira a sábado, nos períodos da manhã e noite.

Ruas estreitas e vielas são beneficiadas com a ação. Para efetuar o serviço, equipes utilizam um carrinho específico para depositar os detritos retirados dos contentores e caixas espalhados em pontos estratégicos, onde o caminhão não consegue entrar. A Prefeitura pede para que as pessoas acoplem bem os sacos onde recolhem os detritos para que não fiquem espalhados e assim evitar pontos críticos de sujeira.

"É primordial que as pessoas se conscientizem e colaborem com a limpeza da Cidade, colocando o lixo no horário da coleta, não jogando resíduos em córregos e canais, para não obstruir a drenagem das águas pluviais e assim evitar problemas como enchentes, alagamentos e até deslizamentos de terra em áreas de risco", alerta, o secretário-adjunto, que coordena os serviços de zeladoria da Cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Cidade do litoral de SP inicia festival gastronômico com delícias à preços baixos

É a 9ª edição do evento, que conta com 50 restaurantes e mais de 100 opções de pratos e lanches

Diário Mais

Fenômeno climático La Niña chega em agosto e também atingirá o litoral de SP

Evento climático é conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter