Guarujá

Prefeitura de Guarujá investe na capacitação prática de novos agentes da Guarda Portuária

Parceria entre Semob e GPort leva 40 alunos às ruas para fiscalização supervisionada nesta quarta e quinta-feira

Nathalia Alves

Publicado em 18/03/2026 às 14:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alunos da Guarda Portuária em formação atuam em parceria com a Semob para ordenar fluxo de caminhões na região / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em parceria com a Guarda Portuária (GPort), realiza nesta quarta (18) e quinta-feira (19) uma prática operacional supervisionada de fiscalização de trânsito.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação contará com 40 alunos da GPort, que estão em fase de formação, e tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico das atividades de fiscalização viária na área portuária e nas principais vias de acesso da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá aposta na educação emocional e transforma comportamento de crianças nas escolas

• Guarujá realiza 4ª Festa da Pitanga com shows, concurso e entrada gratuita

• Dia de sorte no Guarujá: Com apenas um jogo, apostador fatura mais de R$ 5 mil no litoral de SP

As atividades acontecerão em pontos estratégicos. Na quarta-feira, a operação será realizada das 11h às 14h, na descida do Viaduto José Nilton, sentido Santos Brasil.

Leia também, Guarujá realiza 4ª Festa da Pitanga com shows, concurso e entrada gratuita

Continua depois da publicidade

Já na quinta-feira, no mesmo horário, a fiscalização ocorrerá na descida do viaduto localizado no cruzamento da Rua Idalino Pinez (conhecida como Rua do Adubo) com a Avenida Santos Dumont.

A mobilização contará com um forte esquema de segurança e logística. Além da equipe de sinalização da Semob, a operação terá o apoio da Polícia Militar, por meio do 21º Batalhão, e de agentes da própria GPort. Os 40 alunos em formação atuarão com fardamento completo e sob supervisão, auxiliando nas atividades práticas.

Capacitação

A formação em trânsito para os 80 novos guardas portuários, convocados após aprovação em concurso público, teve início no último dia 9 e tem duração de três semanas. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá, por meio da Semob, e a GPort, e acontece no Centro de Treinamento da Guarda Portuária, em Santos.

Continua depois da publicidade

A coordenadoria de Educação para o Trânsito da Semob é responsável por ministrar o curso, oferecendo todo o conteúdo programático, incluindo a parte pedagógica e os instrutores, preparando os agentes para atuar no ordenamento do trânsito.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software