Guarujá

Prefeita em exercício se reúne com chefe da Casa Civil e reivindica ações imediatas

Em audiência no Palácio dos Bandeirantes, Adriana Machado relacionou investimentos do Município no setor de segurança e pediu ações estratégicas por parte das autoridades do Estado

Da Reportagem

Publicado em 05/05/2022 às 18:30

Atualizado em 05/05/2022 às 18:55

Compartilhe:

prefeita em exercício de Guarujá, Adriana Machado, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o secretário chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Cauê Macris / DIEGO MARCHI/PMG

A prefeita em exercício de Guarujá, Adriana Machado, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o secretário chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Cauê Macris, para reivindicar reforço das ações de segurança pública na Cidade. Paralelamente, Prefeitura e o 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) iniciam, nesta sexta-feira (6), a Operação Maré Alta, que vai intensificar o policiamento em diversas regiões da Cidade, sobretudo o entorno da área comercial de Vicente de Carvalho.

Em ofício endereçado diretamente ao governador Rodrigo Garcia, a chefe do Executivo Municipal listou os recentes casos de criminalidade em Guarujá, que ganharam destaque na mídia estadual, nacional e nas redes sociais, o que contribui para a sensação de insegurança na população e prejudica tanto o turismo quanto a atividade comercial.

No documento, Adriana Machado lembra que Guarujá está entre os três municípios paulistas com o maior número de leitos de hospedagem e que possui o segundo maior centro de compras da Baixada Santista, no Distrito de Vicente de Carvalho.

Além disso, a prefeita relatou os investimentos do Município no apoio à segurança pública, como o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que totaliza um efetivo de 355 agentes, inclusive com o uso de armas de fogo, além do compartilhamento de 1.770 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade e a modernização do parque de iluminação pública.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Guarujá colabora com as forças de segurança do Estado de diversas maneiras, sobretudo fortalecendo a Guarda Civil Municipal, que é referência na Baixada Santista. Porém, neste momento, é importante o reforço dos efetivos das polícias Civil e Militar em toda a Baixada Santista, que tem cidades em franco crescimento e que precisam ser pensadas estrategicamente", declarou a prefeita em exercício Adriana Machado.

Entre as ações específicas, a prefeita em exercício relatou, no ofício, a necessidade de reforço do efetivo das polícias Civil e Militar, o retorno da Operação Delegada e a organização de operações especiais de inteligência para combate ao crime.

O secretário Macris disse que o Governo do Estado conhece as necessidades dos municípios paulistas quando o assunto é segurança pública e por isso lançou a Operação Sufoco, que terá ações replicadas em nível regional, seguindo as estratégias de cada comando regional da Polícia Militar.

Ao final da reunião, Cauê Macris ficou de marcar novo encontro com a prefeita para novas tratativas sobre o assunto.

PM, GCM e Força Tarefa lançam nesta sexta-feira (6) a Operação Maré Alta

Como resultado de outra reunião liderada pela prefeita em exercício, Adriana Machado, realizada na última quarta-feira (4), o 21º Batalhão da Polícia Militar (que responde por Guarujá, Bertioga e Cubatão) e o Município lançam, nesta sexta-feira (6), às 10 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, a Operação Maré Alta.

A operação reunirá policiais militares, agentes da Força Tarefa Municipal, além da Guarda Civil Municipal, a partir desta sexta-feira (6), inclusive com o apoio de 17 novos guardas aprovados em concurso público, treinados e recém formados pelo Município.

"O grupo vai atuar em diversas regiões da Cidade, com foco preferencial no entorno comercial do Distrito de Vicente de Carvalho. Mediante uma estratégia específica, desenvolvida com base em estatísticas e a inteligência das corporações, será feito o atendimento 24 horas desses locais", assegura o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Átila Gregório.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Litoral de SP recebe na próxima semana a Festa da Pamonha; confira a programação

Evento oferece várias opções gastronômicas, inclusive há espaço para uma ação solidária

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3158, nesta quinta (18)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter