Praia do Tombo terá soltura de animais nesta sexta (24)

Serão devolvidos ao seu habitat uma tartaruga-verde e três atobás-marrons

Comentar
Compartilhar
23 MAR 2017Por Da Reportagem17h27
A soltura ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 10 horas, na Praia do TomboA soltura ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 10 horas, na Praia do TomboFoto: Divulgação

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) e três atobás-marrons (Sula leucogaster) reabilitados pelo Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna de Guarujá serão devolvidos ao seu habitat natural. A soltura ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 10 horas, na Praia do Tombo, em frente ao Núcleo de Informações e Educação Ambiental. 

A iniciativa é do Instituto, que mantém parceria colaborativa com a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá (Semam). Alunos do Centro de Recuperação em Paralisia Infantil e Cerebral (CRPI) participarão da soltura em convite da Semam.

Todos os animais foram resgatados durante o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMB/BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobrás, conduzida pelo Ibama.

A tartaruga-verde encalhou em 28 de novembro de 2016 na praia das Astúrias, no Guarujá, com sinais clínicos sugestivos de afogamento por interação com rede de pesca; já os três atobás apresentavam sinais de intoxicação e desnutrição. Dois deles foram encontrados no Guarujá (Praia do Iporanga e Prainha Branca) e o outro em Bertioga (SP).

Exposição 

Alunos de Ensino Fundamental I e II da rede municipal terão expostos seus trabalhos em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22. A exposição poderá ser conferida no Núcleo Ambiental do Tombo e também na entrada do Paço Raphael Vitielo (Santo Antônio), a partir das 9 horas.