X

Guarujá

Por meio de parceria, Guarujá fará fabricação de órtese de mãos para PCD

Iniciativa pioneira acontece por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes); aula inaugural é neste sábado (24)

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2024 às 19:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A formação abordará recursos como modelagem virtual, manufatura aditiva e realidade aumentada na área da saúde. A capacitação acontecerá em quatro encontros, voltada a 20 estudantes já selecionados / Divulgação/PMG

Por intermédio do curso “Introdução à Tecnologia 3D e Manufatura Aditiva em Saúde”, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), localizada no Campus Guarujá (Enseada), Guarujá começará a produção de órtese de mãos para pessoas com deficiência (PCDs), usuárias da rede municipal de saúde. 

O curso também irá capacitar, gratuitamente, estudantes de Medicina, Fisioterapia e de Enfermagem. A primeira aula do curso de extensão irá acontecer neste sábado (24), das 8 às 9 horas, no Auditório da Unaerp Guarujá.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação pioneira é uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e a Universidade, a partir  do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). Ao final do curso, a proposta é possibilitar a fabricação de órteses de mão, que deve ser viabilizada ao fim do curso, em prol de uma criança selecionada da comunidade.

A cerimônia da aula inaugural contará com a participação dos alunos, do secretário de Saúde de Guarujá, e autoridades convidadas. Após a solenidade de abertura do curso, o laboratório de Tecnologia Tridimensional e Manufatura Aditiva será inaugurado na sala 12 B.

“Um dos grandes objetivos da interação entre a Prefeitura e as universidades é garantir atualização tecnológica e, principalmente, qualidade no atendimento aos nossos munícipes, que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o secretário.

Sobre o curso

A formação abordará recursos como modelagem virtual, manufatura aditiva e realidade aumentada na área da saúde. A capacitação acontecerá em quatro encontros, voltada a 20 estudantes já selecionados.

Eles receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de biomodelos educativos para a utilização, como material de apoio para o auxílio do estreitamento da relação médico-paciente; no planejamento virtual com fins cirúrgicos; e, ainda, a manufatura de próteses, órteses e materiais para realidade aumentada.

Docentes ministrantes

O curso será ministrado pelo médico cirurgião crânio-maxilofacial e cirurgião plástico, Professor Doutor Rodrigo Faria Dornelles, docente da Medicina Guarujá e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, e pela docente convidada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e idealizadora do projeto Mao3D, Professora Doutora Maria Elizete Kunkel.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter