X

Guarujá

População em situação de rua ganha alojamento em Guarujá

Serviço provisório começa a funcionar nesta quarta-feira (25)

Da Reportagem

Publicado em 25/03/2020 às 11:00

Atualizado em 25/03/2020 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Objetivo é proteger as pessoas que não têm casa do coronavírus / Divulgação / Prefeitura Municipal de Guarujá

Preocupada com a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá está criando um alojamento com capacidade para aproximadamente 120 pessoas. O alojamento será instalado no Ginásio Tejereba (Rua Sílvio Daige, s/n, Jardim Tejereba) e ficará à disposição 24 horas para quem desejar abrigo seguro e capaz de oferecer a higiene e o isolamento social adequados para o momento.

O alojamento provisório passa a funcionar a partir desta quarta-feira (25), após ação da equipe de Abordagem Social da Sedeas, serviço especializado que já realizou, só neste ano, 385 abordagens semelhantes junto à população de rua do Município.

No local, os leitos foram montados conforme o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde, que prevê o distanciamento de dois metros entre as pessoas, entre outras medidas. Além disso, os sanitários serão higienizados diversas vezes ao dia.

A criação do alojamento provisório tem como objetivo proporcionar à pessoa em situação de rua proteção na luta contra o COVID-19. No espaço, totalmente adequado, será servida alimentação, além de toda assistência necessária, incluindo a conscientização sobre a necessidade e importância do isolamento social, em contraponto aos riscos da aglomeração de pessoas em ambiente urbano para o combate à proliferação do vírus.

Rede

Além do alojamento provisório, o município ainda conta com os atendimentos tradicionais voltados à população de rua, oferecidos pelo CREAS POP – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, de segunda a sexta, agora funcionando em horário especial, das 9 às 16 horas, e pela Unidade de Acolhimento José Calherani (Albergue), que funciona 24 horas.

Atualmente, o município atende cerca de 120 pessoas em situação de rua e tem o cadastro de mais 150 que são considerados volantes, ou seja, sem permanência fixa na cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter