SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Novos leitos de enfermaria do PAM já podem receber pacientes a partir desta segunda

Outros 16 leitos de suporte avançado seguem em obras na Unidade, com previsão de conclusão ao final deste mês

Comentar
Compartilhar
05 JUL 2020Por Da Reportagem21h01
Esses leitos integram um total de 40, que estão sendo viabilizados pela Prefeitura de Guarujá, para tratamento de pacientes com a Covid-19 na rede municipal de saúdeFoto: DIVULGAÇÃO

A partir das 7 horas desta segunda-feira (6), os novos 14 leitos de enfermaria construídos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, o PAM Rodoviária, já poderão receber os primeiros pacientes com a Covid-19.

Esses leitos integram um total de 40, que estão sendo viabilizados pela Prefeitura de Guarujá, para tratamento de pacientes com a Covid-19 na rede municipal de saúde.

Só no PAM foram criados 30 novos leitos, todos específicos para o novo coronavírus. Neste total, a Unidade contará com 16 leitos de suporte avançado, cujas obras seguem em ritmo acelerado e tem previsão de término para o final deste mês.

Os novos leitos na UPA representam um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão. Os 30 novos leitos se somarão aos 39 leitos, de todos os tipos, já existentes no PAM. A construção é executada pela Organização Social Pró Vida, que tem a gestão da Unidade.

Leitos de UTI no Hospital Santo Amaro

Mais 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, também devem ser entregues pela Prefeitura, no Hospital Santo Amaro (HSA) dentro dos próximos dias. A nova estrutura de leitos será climatizada, e em cada leito é disponibilizado um acesso à máquina de hemodiálise.

No espaço, antes funcionavam parte de setores administrativos do hospital, que com esse reforço terá 20 leitos destinados, exclusivamente, a pacientes do novo coronavírus, fora os demais 20 leitos gerais. Em abril, a Prefeitura entregou os primeiros 10 leitos contratualizados com o HSA, específicos para pacientes da Covid-19.

No hospital, a Prefeitura está investindo R$1,95 milhão, montante este repassado à unidade hospitalar, por meio de projeto encaminhado e aprovado pelo Poder Legislativo, destinado à reforma do local.