X

Guarujá

Mais que um milagre! Recém-nascido é salvo por videochamada em Guarujá

Com três dias de vida, a criança apresentava sintomas de engasgo e foi salva após o profissional orientar uma familiar a realizar manobras para desobstrução de vias respiratórias

Da Reportagem

Publicado em 15/05/2024 às 20:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Samu 192 é um serviço nacional, que na esfera municipal é conduzido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) / Divulgação/PMS

Com apenas três dias de vida, uma criança de Guarujá foi salva por um médico da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, a partir de uma videochamada. Ela estava apresentando sinais de asfixia.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O profissional orientou a tia do recém-nascido, que ligou para o Samu por volta das 18h30 desta terça-feira (14), a realizar a manobra de Heimlich, utilizada para desobstrução de vias respiratórias. Antes mesmo de a ambulância chegar ao local, o que aconteceu em menos de dois minutos, o paciente já chorava, indicando que estava bem.

Segundo o médico regulador que realizou o atendimento por vídeo, Frederico Chamone Barbosa da Silva, a familiar estava muito nervosa, dificultando a comunicação por telefone. “Como pai, me coloquei no lugar dela. Então, peguei meu celular e liguei para ela por vídeo”, conta. Foi então que o profissional passou a orientar os primeiros socorros de forma remota.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao mesmo tempo, Frederico enviou duas ambulâncias do Samu Guarujá (uma de suporte básico e outra avançada) até o local do paciente, na Vila Júlia. Porém, antes dos veículos chegarem ao local, a criança já chorava. “O choro é um indicativo de que ele estava bem, porque se consegue chorar, consegue respirar”, explicou o médico.

O recém-nascido apresentava baixa saturação de oxigênio e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, onde recebeu os atendimentos posteriores. “O atendimento por videochamada foi crucial, mas o treinamento do Samu Guarujá também fez a diferença para conseguirmos salvar a vida esta criança”, contou o médico intervencionista do Samu Guarujá, Henrique Orosco Borges. A ambulância de suporte básico, inclusive, retornava à base para a troca de plantão e após ser acionada chegou ao local em dois minutos.

Treinamentos especializados

O Samu 192 é um serviço nacional, que na esfera municipal é conduzido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Desde abril, os profissionais do serviço realizam ações preventivas e treinamento de manobras de engasgo em recém-nascidos. A programação segue até setembro.

O trabalho é conduzido pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço Samu 192 e acontece nas 21 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e UBSs da Cidade. Nesta terça-feira (21) será a vez da Usafa Jardim Conceiçãozinha.

Confira a programação nas unidades:

21 de maio - Usafa Jardim Conceiçãozinha

29 de maio - Usafa Perequê

04 de junho - Usafa Vila Rã

12 de junho - UBS Morrinhos

18 de junho - UBS Santa Rosa

26 de junho Usafa Vila Edna

02 de julho UBS Vila Baiana

10 de julho - UBS Pernambuco

16 de julho - UBS Vila Zilda

24 de julho - UBS Pae Cara

30 de julho - Usafa Las Palmas

07 de agosto - Usafa Boa Esperança

13 de agosto - Usafa Vila Áurea

21 de agosto - Usafa Sitio Conceiçãozinha

04 de setembro -  Usafa Santa Cruz

10 de setembro - UBS Vila Alice

18 de setembro - Usafa Jardim dos Pássaros

24 de setembro - Usafa Jardim Brasil

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Litoral Sul

Associação Comercial completa 60 anos em Itanhaém

Entidade promove um jantar para celebrar a data, neste sábado (25), no Centro de Convenções do Iate Clube

Esportes

Pela Série B, Santos perde para o América-MG por 2 a 1

Próxima partida do Peixe será contra o Botafogo-SP

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter