X

Guarujá

Juninho Eroso deve assumir a presidência da Câmara de Guarujá

Extraoficialmente, Sirana e Nego Walter não teriam força política e votos suficientes para vencer a disputa no Legislativo

Carlos Ratton

Publicado em 10/03/2022 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eroso é da base de apoio do Governo Suman, que deve continuar administrando confortavelmente / Matheus Tagé/Arquivo DL

A informação é extraoficial, mas o vereador Edmar Lima dos Santos, o Juninho Eroso (Progressistas), deverá ser eleito, na próxima terça-feira (15), presidente da Câmara de Guarujá. Ele ocuparia o lugar do vereador José Nilton Lima de Oliveira (PSB), o Doidão, que faleceu após acidente trágico, na tarde da quarta-feira de cinzas, na Avenida Santos Dummont, no Distrito de Vicente de Carvalho.

Conforme apurado pela Reportagem, a vereadora Sirana Bosonkian (PTB) e o vereador Walter dos Santos, o Nego Walter (PSB), também estavam pleiteando a vaga, mas ambos não teriam força política e votos suficientes para vencer a disputa acirrada de bastidores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dos três, Sirana, segundo apurado, é a que teria menos apoio do restante do Legislativo. Nego Walter tem a simpatia dos demais vereadores. No entanto, sua desistência nas últimas eleições ainda não foi muito assimilada. De qualquer forma, os três fazem parte da base de apoio ao Governo do prefeito Valter Suman (PSDB), que permanecerá governando de forma confortável.

A possível eleição e Eroso não muda a composição da Mesa Diretora da Casa, composta por Nego Walter (vice-presidente); Raphael Vitiello (PSD - primeiro secretário) e Anderson Figueira (Podemos - segundo secretário).

Eroso cumpre a sua terceira legislatura como vereador. Nascido e criado em Guarujá, é líder comunitário no Sítio Conceiçãozinha - embora também tenha atuação política nas demais regiões da Cidade.

Vereador desde 2013, quando assumiu a vaga deixada por Marcelo Squassoni (à época eleito deputado federal), em 2017, ao assumir o segundo mandato, foi escolhido por seus pares para compor a mesa diretora do Legislativo, como 1º secretário - e, em 2019, mantido na função.

ESPINHO.

Se assumir a Casa, Eroso terá que enfrentar uma situação 'espinhosa'. A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (PJMP-SP) recebeu uma representação (denúncia), do advogado Eduardo Diogo Cardoso Brazolin, que pede a abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra um artigo do Regimento Interno da Câmara, por infração à Constituição Federal.

Brasolin refere-se ao artigo que obriga que pedidos de informação (requerimentos) ao Executivo sejam submetidos e aprovados pelo plenário da Casa antes de serem enviados à Prefeitura. Já existe até jurisprudência favorável ao advogado no Supremo Tribunal Federal (STF).

DOIDÃO.

Vale lembrar que Doidão faleceu após seu carro colidir com a traseira de uma carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico socorrista constatou o óbito no local. Doidão era um dos parlamentares mais experientes da Câmara. Ele vinha atuando desde a gestão do prefeito Maurici Mariano (PMDB).

Nascido em Lages (BA), Nilton ingressou na Câmara em 1997, permanecendo por três mandatos consecutivos, até 2006. Entre 2005 e 2006, foi presidente da Câmara. Em 2016, Doidão retornou ao Legislativo para cumprir seu quarto mandato.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter