X

Guarujá

Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, recebe selo Green Key por turismo sustentável

O local é o único atrativo localizado nas Américas e do Hemisfério Sul a receber a certificação

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2024 às 07:30

Atualizado em 26/02/2024 às 12:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O local é o primeiro atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a ter a certificação ambiental / Divulgação/PMG

A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, recebe o selo internacional Green Key, prêmio global de excelência em sustentabilidade no turismo, nesta sexta-feira (23). O local é o primeiro atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a ter a certificação ambiental. A solenidade de entrega oficial do selo e da bandeira Green Key ocorre às 9h30, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro l, 3300 – Enseada).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com fins educativos, científicos e de ecoturismo, a Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente.

Atualmente, a Ilha é cenário de pesquisas técnico-científicas realizadas em parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e a Unaerp. Além disso, o local está aberto à visitação ecoturística desde 2021, por meio do projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR), apresentando as melhores práticas para uma atração turística sustentável.

Selo Green Key

O selo Green Key é uma certificação ambiental internacional para instalações turísticas. Desde 1994, ele tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O Programa Green Key é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Dos mais de 4 mil selos Green Key em todo o Planeta, apenas 67 são atrativos turísticos como museus, centros de visitantes e parques temáticos. A Ilha dos Arvoredos se torna, agora, o único atrativo localizado nas Américas e do Hemisfério Sul, sendo os demais concentrados na Europa e na Ásia.

A ilha

Localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco, a ilha possui mais de 37 mil metros quadrados de extensão. Lá funciona um centro de tratamento para animais marinhos e sistema autossustentável em energia elétrica e captação de água da chuva. Está aberta à visitação desde 2021.

O local, projetado pelo engenheiro Fernando Lee, recebeu da Marinha Brasileira a concessão da Ilha para viabilizar pesquisas científicas. Entre os anos 50 e 60, Lee transformou a ilha em um local habitável e autossustentável em energia e água potável, com sistema de captação de água da chuva. Foi a primeira ilha do Brasil a receber placas de captação de energia solar.

Atualmente, a ilha é administrada pela Fundação Fernando Lee e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá) que realizam projetos científicos e de recuperação de documentos e fotografias históricos para serem disponibilizados na ilha para visitantes.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Vamos comemorar? 15ª Festa de Portugal será em junho

Um dos principais atrativos do evento é a Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, doces conventuais, cervejas e vinhos portugueses

Santos

'Encontro das Cidades ODS' contará com reflexão e ação pela Agenda 2030

Evento acontece em junho, no Centro Histórico de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter